São Paulo, quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Senado
"A reportagem "Conselho sofre baixas e Suplicy ataca Sarney" (Brasil, ontem) não apenas se mostra pró-Sarney como, sutilmente, mancha a imagem de um dos políticos mais respeitados do nosso país. Fato é que o senador Suplicy se mostrou corajoso e está sendo o único a defender publicamente a opinião de todos os cidadão sensatos e sem "rabo preso" com família de coronel.
Não vou contra o direito do jornal de emitir opiniões, mas elas devem ser publicadas na página A2."
SÉRGIO DE PAULA PELLEGRINI (São Paulo, SP)

 

"É simplesmente tola a foto da Primeira Página de ontem em que Suplicy mostra o cartão vermelho para o presidente do Senado.
O que aconteceu? Ele acordou de um sono profundo ou já começou a fazer a sua campanha para a próxima eleição?
Suplicy deveria ter se manifestado há muitos anos. Agora é um pouco tarde para consertar o estrago que todos eles, políticos, já fizeram.
Mas dizem que a esperança é a última que morre. Vamos esperar que futuros eleitos acordem mais rapidamente."
CLAUDIR JOSÉ MANDELLI (Tupã, SP)

Receita
"Em favor do ideal de transparência, honestidade e justiça posicionaram-se os auditores fiscais da Receita, solicitando demissão das funções que ocupavam no órgão.
Tenho certeza do orgulho da categoria e dos cidadãos por essa demissão coletiva, que demonstra comunhão de princípios que devem nortear toda e qualquer administração pública, mas que vêm sendo esquecidos pelos governantes.
Também sentimos vergonha dos desmandos do Executivo, que tenta manipular politicamente as ações do órgão fiscalizador."
CYNTHIA PEREIRA PRADA , auditora da Receita Federal (São Paulo, SP)

Drogas
"Mauro Borges ("Painel do Leitor", 25/8), ao criticar FHC, parece desconhecer que contar a história das drogas é contar a história da humanidade e que cada sociedade faz uso delas e elege as suas preferidas.
Vai ainda além em sua cruzada contra as drogas, pois ignora o fato de que cadeia só é destino possível a um usuário de drogas não legalizadas quando seu uso for crime. Dita o manicômio e o cemitério como outras alternativas, apesar do fato de inúmeros artistas reconhecidos, e tantos outros profissionais de destaque em todas as áreas, terem feito (ou fazerem) uso da maconha e não terem tido esse destino.
Assim, parabenizo FHC pela coragem de tratar desse claro problema social de forma aberta, propondo o debate necessário."
WADY ISSA FERNANDES (São Paulo, SP)

São Sebastião
"Li ontem, neste "Painel do Leitor", com surpresa, que o gabinete do governador não tinha conhecimento da ampliação do porto de São Sebastião. Meu Deus, só eles não sabiam.
Provavelmente eles também não sabem que o Consema não aprovou a duplicação da Tamoios nem a construção da rodovia do Sol, por danos ao Parque Estadual da Serra do Mar. E também não sabem que esse porto vai ficar entre dois parques estaduais, o da Ilhabela e o da Serra do Mar. Será que eles podem explicar como vai ser escoada toda essa carga? Vai ser uma enorme fila de contêineres subindo a serra a 10 km por hora.
Se a memória do gabinete do governador está fraca, pode ser refrescada na USP."
MARIA CRISTINA VEIGA LAGE (Ilhabela, SP)

Fumo
"Gostaria de dizer ao colunista Luiz Felipe Pondé que a lei antifumo não tem viés fascista ou fundamentalista. E, ironicamente, parafraseando uma antiga campanha de uma marca de cigarro, digo que é uma "questão de bom senso", o que tem faltado não só aos fumantes mas a todas as esferas da sociedade brasileira."
FÁBIO CORRÊA PRADO (Santos, SP)

Segurança
"O artigo "Reforma das polícias nas agenda da Conseg" ("Tendências/Debates", 25/8) começa bem, demonstrando a importância da segurança como política de Estado.
Todavia, é paradoxal quando apresenta a alternativa do ciclo completo como um novo modelo policial, com as polícias militares agindo na prevenção e na investigação dos crimes patrimoniais e as polícias civis atuando nos crimes contra a vida e o tráfico de armas e de drogas.
Paradoxal porque o ciclo não será completo, mas dividido e mais confuso ainda.
Qual polícia tomaria providências se uma pessoa roubasse um transeunte e, na fuga, matasse um policial?
O inquérito policial é o melhor instrumento para a apuração dos crimes quando dirigido por delegados de polícia, revelando-se uma conquista do Estado democrático de Direito.
Vamos avançar, mas com inteligência e experiência."
RUYRILLO PEDRO DE MAGALHÃES , advogado, professor de direito penal e secretário de Defesa do Cidadão de Valinhos (Valinhos, SP)

Vacina
"Em relação ao texto "Vacina não protege contra pneumonia mais comum no país" (Saúde, 25/8), a Anvisa esclarece que não há relação entre o registro de medicamento feito pelo FDA e pela Anvisa. São agências independentes. Caso contrário, a vacina pneumocócica 10-valente e outros medicamentos permaneceriam indisponíveis no Brasil até que o FDA se pronunciasse. O registro da Anvisa é feito independentemente de o produto já ter sido ou não registrado nos EUA. A análise para o registro se concentra nos estudos sobre a eficácia e a segurança da substância.
O registro de um medicamento em um país é influenciado pela necessidade epidemiológica. Somente a empresa detentora do medicamento pode solicitar seu registro. A indicação para pneumonia não invasiva não foi solicitada pela empresa. Os estudos apresentados para a vacina estão de acordo com o preconizado pela Anvisa e com os guias da OMS."
CARLOS AUGUSTO MOURA , coordenador de imprensa da Anvisa (Brasília, DF)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: George Augusto Niaradi: Acordo com Santa Sé vem em boa hora

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.