São Paulo, terça-feira, 27 de novembro de 2007

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TENDÊNCIAS/DEBATES

Qualificar é desenvolver

ALBERTO GOLDMAN e LAURA LAGANÁ


Os ensinos técnico e tecnológico são ferramentas fundamentais no processo de desenvolvimento econômico e humano


UM RECENTE estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) constatou que falta 1 trabalhador qualificado para cada 4 vagas com carteira assinada abertas pela indústria -sobretudo em determinados setores, como transportes, mecânico, extrativismo mineral, químico e petroquímico. Esses dados confirmam a importância da decisão do governador José Serra de definir como uma das prioridades de sua gestão a expansão do ensino técnico e tecnológico, que hoje já está sendo realizada no Estado.
É lugar-comum afirmar que o Brasil requer grandes investimentos para recuperar e ampliar sua infra-estrutura no que se refere a transportes e energia elétrica. Também é fato inconteste que o país precisa ampliar o ensino superior de qualidade. Mas só agora estamos acordando para o "apagão" de profissionais especializados de nível técnico e para a necessidade de cuidar do ensino superior tecnológico, essenciais ao processo de desenvolvimento econômico. Instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, o Centro Paula Souza -responsável por 138 escolas técnicas (Etecs) e 33 faculdades de tecnologia (Fatecs)- dará um salto na oferta da formação pública qualificada.
Em 2008, haverá uma ampliação de 88,5% de vagas do ensino médio, 33% no ensino técnico e 48% no ensino superior tecnológico. Até 2010, o salto será ainda maior. Aumentaremos de 75 mil para 175 mil matrículas nos cursos técnicos; de 24 mil para 70 mil no ensino médio; e de 22 mil para 46 mil no superior tecnológico. Quando concluída essa ampliação, o Centro Paula Souza será responsável por 80% das matrículas do ensino técnico no Estado de São Paulo.
Além da diversificada oferta de mais de cem habilitações nos variados segmentos -indústria, serviços, saúde, entre outros-, novos cursos estão sendo criados em parceria com especialistas dos setores produtivos. Com currículos focados nas necessidades da produção local, o Centro Paula Souza atende a todo o território paulista, em mais de 150 municípios, na formação de profissionais nos níveis técnico e superior tecnológico.
Hoje, o Centro Paula Souza se destaca não só pela abrangência e dinamismo mas também pela qualidade. As Etecs, que combinam o ensino médio com o técnico, por exemplo, tiveram ótimos resultados no último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No ranking de escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo, sete Etecs ficaram entre as 50 melhores, destacando a Escola Técnica Estadual de São Paulo, que conquistou o décimo lugar entre todas as públicas (estaduais e federais) do país.
São Paulo tem uma economia pujante, extremamente diversificada e em constante evolução. Além de sua expressão na produção agrícola e pecuária, é o Estado em que a indústria de transformação mais se desenvolveu. Ao lado das indústrias de açúcar e álcool, hoje em grande expansão, e mais recentemente do setor de petróleo e gás, crescem a indústria automobilística, o setor químico, a área de informática e comunicação, o setor eletroeletrônico, a indústria de bens de capital e as indústrias de base tecnológica. Tal desenvolvimento exige maior qualificação da mão-de-obra.
O governo do Estado, ante essa realidade, deu uma resposta imediata. O Centro Paula Souza terá papel fundamental no processo de formação desses profissionais por meio de um pesado investimento. A alocação de recursos será o dobro dos atuais 450 milhões de reais e terá como meta incrementar sua infra-estrutura, modernizando seus laboratórios, capacitando seus professores e melhorando os vencimentos de seus servidores.
Os ensinos técnico e tecnológico são ferramentas fundamentais no processo de desenvolvimento econômico e humano. Na medida em que têm seu conteúdo programático adequado à vocação econômica de cada região, as Etecs e as Fatecs qualificam os jovens ao mesmo tempo em que contribuem para a atração de novos investimentos. Isso explica suas altas taxas de empregabilidade: em até um ano após o final do curso, 74% dos egressos de Etecs e 92% dos de Fatecs têm emprego.
Considerando seus vestibulares e vestibulinhos, com sistema de pontuação acrescida para os candidatos oriundos de escolas públicas e afro-descendentes, temos aí uma importante ação social. São Paulo, seguindo sua tradição, coloca-se à frente desse processo. Com eficiência e responsabilidade, promovendo ações que serão refletidas no desenvolvimento de todo o Brasil.


ALBERTO GOLDMAN , 70, engenheiro civil, é vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Foi ministro dos Transportes (governo Itamar Franco) e secretário da Administração do Estado de São Paulo (governo Quércia). LAURA LAGANÁ , 52, formada em matemática, é diretora-superintendente do Centro Paula Souza.

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