São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Moacyr Scliar
Nas últimas três ou quatro segundas-feiras, ao abrir o caderno Cotidiano na página dois, encontrava a pequena nota da não publicação dos textos sempre sagazes e hilários de Moacyr Scliar.
Alheio à evolução clínica do escritor, torcia para que logo pudesse voltar a nos brindar com seus textos baseados em notícias da Folha. Daquela forma, ficava mais fácil encarar toda uma semana pela frente. Saudades do nobre escritor que marcou época e deixará a C2 com menos graça.
RENATO BALADORE, (Itapeva, SP)

Superexposição
Excelente a abordagem do professor Roberto Soares Garcia ("Tendências/Debates", 27/2) no texto "Respeito à própria intimidade", acerca da superexposição que os cidadãos da era tecnológica têm promovido em prejuízo da própria intimidade.
Se, por um lado, tal prática revela a consagração do regime democrático e dos direitos fundamentais insculpidos na Constituição de 1988, mais adiante tal comportamento pode se tornar a chave para legitimar a volta do Estado no controle e observação de nossas vidas privadas, um retorno consentido à repudiada era autoritária.
GUSTAVO ROGÉRIO, (Limeira, SP)

 

O texto de Roberto Soares Garcia neste domingo aponta um problema dos mais importantes de nosso tempo, e é mais do que bem- vindo. Contudo, como vem da área jurídica, não diferencia bem dois conceitos que, do ponto de vista psicológico, são diferentes: privacidade e intimidade.
Privacidade é um direito que todos temos -ou, ao menos, deveríamos ter- de preservar e termos preservados nossos espaços e exposição pública; intimidade é o que só eu percebo em mim e só eu posso decidir revelar.
Se fizesse essa distinção, Garcia veria que temos dois graves problemas, e não só o que ele aponta: a invasão da privacidade e o não saber o que fazer com a própria intimidade, o segundo muito mais grave que o primeiro.
ÊNIO BRITO PINTO, psicólogo (São Paulo, SP)

Blog anti-Dilma
Sobre a matéria "Blog anti-Dilma mantido por tucanos volta a ser atualizado", desta Folha, em 25/2, esclarecemos que o blog "Gente que Mente" não é nem nunca foi apócrifo. Está registrado em nome do PSDB desde 2009, quando foi criado, aliás, como diz a própria matéria.
Ele estava suspenso para não haver duplicidade com o blog de campanha "Combata a Mentira".
Por oportuno, registramos que o Gente que Mente não é um blog anti-Dilma, e sim um espaço onde apontaremos contradições e propaganda enganosa do governo federal como um todo.
EDUARDO JORGE CALDAS, vice-presidente executivo do PSDB (Brasília, DF)

NOTA DA REDAÇÃO - Leia a seção "Erramos".

Mudanças no PSB
O artigo de Eliane Cantanhêde, "Kassab socialista, PSB ruralista" (Opinião, ontem), retrata mais um capítulo do apodrecimento do mundo político brasileiro. Os detentores de cargos estão mais preocupados com as eleições futuras do que em governar bem.
JOSÉ ELIAS AIEX NETO, (Foz do Iguaçu, PR)

 

Comentário lúcido e coerente da deputada federal por São Paulo Luiza Erundina, ao ameaçar deixar o PSB (Partido Socialista Brasileiro) ("Isolada, Erundina ameaça deixar o PSB", Poder, 27/2) caso o demista e oportunista Kassab ingresse na legenda. Embora enfraquecida no PSB, Erundina não abre mão de seus ideais socialistas e refuta a filiação de um conservador de direita.
CLÁUDIO VIEIRA DA SILVA, (São Paulo, SP)

Ato multirreligioso
Escrevo apenas para registrar meu desacordo com a opinião de Danuza Leão ("Tropa de elite", Cotidiano, 27/2). A Arquidiocese de São Paulo foi gentilmente convidada pela Folha a participar de um ato multirreligioso, num momento de bênção pelos 90 anos de fundação do jornal. O que a articulista esperava dos religiosos senão que eles rezassem pelo jornal?
De resto, eu estava presente na festa e, ao contrário do que afirma Leão, o cônego Aparecido Pereira não fez ninguém se levantar. Convidou aqueles que se sentiam à vontade para fazê-lo.
Graças a Deus, a percepção da plateia foi diferente da sentida pela articulista. Tanto assim que, no caminho entre a Sala São Paulo e o estacionamento, eu e o cônego fomos abordados por algumas pessoas, que elogiaram a participação dele no ato. Recebemos, inclusive, honrosos elogios de uma senhora que nos confidenciou ser protestante. Pluralismo é isso!
Parabéns à Folha pela inclusão do aspecto sagrado na celebração de seus 90 anos.
RAFAEL ALBERTO, secretário de comunicação da Arquidiocese de São Paulo (São Paulo, SP)

Casa de Rui Barbosa
O que deveria ser uma entrevista minha para a Ilustríssima virou uma matéria ("Um emirado para Emir", ontem) em que se me atribuem, fora de contexto, afirmações indevidas, como a palavra mencionada na Primeira Página em relação à ministra Ana de Hollanda, totalmente equivocada, pelo que me penitencio e aprendo: daqui para a frente, se houver outra entrevista, só por escrito.
EMIR SADER (Rio de Janeiro, RJ)

RESPOSTA DO JORNALISTA PAULO WERNECK - As afirmações não foram "atribuídas" a Sader: estão gravadas, inclusive a adjetivação da ministra ("meio autista"), feita em uma resposta sobre cortes orçamentários no governo.

Folha, 90
A Folha agradece as mensagens pelos 90 anos recebidas de Cesario Ramalho da Silva, presidente da Sociedade Rural Brasileira (São Paulo, SP), Andrea Matarazzo, secretário de Cultura do Estado de São Paulo (São Paulo, SP), Sergio Franklin Quintella, vice-presidente da Fundação Getulio Vargas (Rio de Janeiro, RJ), Ricardo Lewandowski, ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (Brasília, DF), Antonio Aggio Jr. (São Paulo, SP), e Laudo Natel, ex-governador de São Paulo (São Paulo, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Ronaldo Mota: De Humboldt ao mundo da inovação

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.