São Paulo, sexta, 28 de março de 1997.

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BALANÇO DO SONEGADOR

O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, quer que as empresas sejam legalmente obrigadas a publicar seu balanço social -elas prestariam contas do que fizeram em relação a seus empregados, ao ambiente e à cultura, por exemplo.
A discussão sobre a responsabilidade social das empresas ganha cada vez mais espaço em todo o mundo e é, inclusive, objeto de acordos de comércio internacional.
Nos EUA e na Europa, por exemplo, há movimentos de boicote a bens produzidos de forma danosa ao ambiente. Empresários que empregam mão-de-obra infantil também são pressionados. As leis e os acordos internacionais de comércio procuram punir empresas e países que pratiquem o ``dumping social'' -o emprego de crianças e de trabalhadores extremamente mal pagos, ou quase escravizados, na produção.
Tais fatos indicam que a proposta de Betinho se inscreve num quadro mundial de civilização das relações sociais. Mesmo no Brasil seu projeto foi relativamente bem recebido por empresários, segundo declarações colhidas pela Folha. Algumas empresas brasileiras já se empenham em publicar as atividades que vão além do seu objetivo precípuo: produzir, gerar lucros e empregos.
No entanto, a idéia da obrigatoriedade do balanço social talvez não considere realidades empresariais, políticas e mesmo fiscais do país. Como ficaria a imagem de um empresário socialmente bem-intencionado, mas cuja empresa enfrenta dificuldades que o impedem de tomar qualquer atitude que não seja a de salvar o seu negócio da falência e seus funcionários do desemprego?
De resto, no Brasil, o investimento social é dificultado por problemas que deveriam ser atacados antes de se criar mais uma lei, a do balanço social. Não se trata aqui de cobrar apenas do Estado suas responsabilidades no setor: a questão é a sabida e imensa sonegação fiscal no país.
Medidas que enfrentassem problemas dessa natureza talvez pudessem levar mais água para o moinho das políticas sociais.

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