São Paulo, terça-feira, 28 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Laranja
"Parabéns à Folha, e em especial à jornalista Fátima Fernandes, pela reportagem "Indústria paga o quanto quer ao produtor" (Dinheiro, 26/4). Que seja a primeira de muitas para desmistificar a citricultura no país. É preciso conhecer a verdade sobre o setor."
CHARLES HENRIQUE TEIXEIRA , citricultor (Monte Azul Paulista, SP)

Satiagraha
"O uso de agentes da Abin em investigação criminal não é proibido por lei, como a Folha afirmou precipitada e taxativamente na reportagem "Relatório livra Lacerda, Dantas e Protógenes de indiciamento" (Brasil, 24/4).
A lei do Sistema Brasileiro de Inteligência, Sisbin, prevê a participação de agentes de inteligência e o compartilhamento de dados entre a polícia e os demais órgãos de inteligência. Sustentar que a participação da Abin é ilegal é o mesmo que apontar que a participação do Bacen numa investigação de fraude financeira ou da Receita Federal numa investigação fiscal, por exemplo, é ilegal. E em todas elas há compartilhamento de dados.
A defesa de Daniel Dantas já questionou a participação da Abin no TRF-3, sendo afastado o recurso, no mérito. A decisão foi noticiada pela Folha em 28 de março."
MARCELO OLIVEIRA , assessor de comunicação do Ministério Público Federal em São Paulo (São Paulo, SP)

Resposta do jornalista Alan Gripp - A reportagem afirma que a CPI descobriu o uso na Satiagraha de agentes da Abin "e o acesso deles a dados sigilosos, proibido por lei". A lei proíbe que servidores da agência tenham acesso a dados como escutas telefônicas, como eles próprios admitiram em depoimentos.

Dilma
"Em relação à reportagem "Autenticidade de ficha de Dilma não é provada" (Brasil, 25/4), a certa altura o texto diz que "o jornal cometeu um erro técnico: incluiu a reprodução digital da ficha em papel amarelo em uma pasta de nome "Arquivo de SP", quando era originária de e-mail enviado à repórter por uma fonte".
Errado. O erro não é técnico, é ético. O texto tinha visivelmente a intenção de manchar a imagem de Dilma, qualificando-a como terrorista. Isso é erro técnico? Onde?"
VALMIR DE COSTA (Curitiba, PR)

Educação
"Parabenizo Sônia Penin, diretora da Faculdade de Educação da USP, por sua carta publicada no domingo. É necessária a inclusão de outros profissionais da educação na estrutura da escola, como gestores administrativos, orientadores pedagógicos e educacionais e assistentes sociais, bem como a adoção de medidas estruturais para o seu bom funcionamento.
Enfim, é preciso uma equipe capaz de evitar o aumento da violência, da exclusão social de alunos e, como consequência, dos candidatos à Fundação Casa."
ÂNGELO SCHOENACKER , professor (São Paulo, SP)

Gripe
"Se o governo federal tratar a iminente pandemia de gripe suína como uma nova "marolinha" e não acordar para a gravidade dessa doença, há o risco de ela se disseminar pelo Brasil feito um rastilho de pólvora. E o preço a pagar pela população será alto demais. Desta vez não veremos apenas empresas quebrando e trabalhadores desempregados, mas pessoas morrendo em larga escala.
Urge que se tomem providências epidemiológicas com a máxima urgência possível. Não só o governo federal como os governos estaduais e municipais têm de se unir no combate a essa nova epidemia."
JOÃO MANUEL CARVALHO MAIO (São José dos Campos, SP)

Cansei
"Onde está o movimento Cansei, aquele que tinha como um de seus membros mais ativos a elite paulistana e o presidente da OAB-SP, senhor Flávio D'Urso? Será que eles só se cansaram do PT e de Lula? Não estão cansados dos escândalos diários de nossos parlamentares?"
GUILHERME FREITAS , jornalista (São Paulo, SP)

Doações
"Em artigo de 17/4, na seção "Tendências/Debates" ("Habitação e cidadania'), deixei absolutamente claro que a entidade jamais financiou campanhas eleitorais, nem de modo direto, nem indireto, cumprindo rigorosamente a lei que veta esse tipo de contribuição por organismos com a sua natureza jurídica.
Entretanto, a Folha, em distintas reportagens, como na edição de 24/4, insiste na informação equivocada de que o Secovi-SP utilizou-se da Associação Imobiliária Brasileira (AIB) para fazer doações eleitorais. Não é verdade!
Reiteramos que tal atitude não é prática do Secovi-SP, entidade historicamente reconhecida por sua seriedade e interação transparente com os seus associados, a sociedade e o setor público."
JOÃO CRESTANA , presidente do Secovi (São Paulo, SP)

ONG
"Em atenção à reportagem "ONG do PC do B recebe mais verba do que prefeitos de SP" (Brasil, 22/4), aclaramos os seguintes aspectos: Inicialmente, esclarecemos que muito nos tranquiliza a notícia de que a ONG Bola Pra Frente foi elogiada em análises do Tribunal de Contas da União (TCU) em 2006, quando técnicos avaliavam a execução de propostas previstas no programa Segundo Tempo.
E esclarecemos também que os valores repassados à entidade são devidamente destinados nos exatos termos do programa de trabalho, conforme comprovaram a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) em suas análises.
Esta entidade deixa claro que não tem nenhuma ligação partidária, e o fato de um ou mais de seus funcionários estarem ligados a um determinado partido político apenas demonstra que ninguém deve ou pode ser submetido a persecuções."
ROSA MALVINA DA SILVA , presidente da ONG Bola Pra Frente (Jaguariúna, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: João Leiva Filho: Saldo da Lei Rouanet é amplamente positivo

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.