UOL




São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Fala sério, PT

SÃO PAULO - Primeiro foi Tarso Genro, um dos (melhores) ideólogos do PT, confessando de público que não há nem no PT nem em parte alguma experiência prática ou teórica de transição de "um modelo de modernização conservadora vinculado ao capital financeiro para um modelo produtivista de crescimento acelerado e inclusão social".
É verdade que, dias depois, Tarso resolveu "esclarecer" o que dissera, em carta ao "Painel do Leitor". Só enrolou. Como sou paciente, fiquei quieto, mas, se fosse o Elio Gaspari, tascaria nele um curso Madame Natasha de português para que, da próxima vez, não fingisse que texto nebuloso é esclarecimento.
Agora, vem frei Betto e diz que é preciso paciência porque o PT chegou ao governo, mas não chegou ainda ao poder.
Como? O que é chegar ao poder? Betto cita o FMI como "poder", em vez de governo. Então, o PT só vai começar a governar quando o Brasil puder comprar todas as cotas do Fundo e, assim, chegar ao "poder"?
Ou só haverá governo do PT quando as tropas expedicionárias comandadas pelo notório revolucionário Henrique Meirelles tomarem o baita prédio em que funciona o FMI em Washington?
Frei Betto lembra também que vivemos numa mísera democracia burguesa. Faltou contar a ele que é a única que existe, feliz ou infelizmente. Claro que sempre se pode contar Cuba como exemplo de "ditadura do proletariado" ou "popular", mas nem o PT nem Lula acreditam agora que Cuba seja uma democracia, burguesa ou não.
Quanto tempo será necessário para que o Brasil deixe de ser uma democracia burguesa e vire sabe-se lá o que para que, enfim, o PT chegue ao poder, em vez do governo, e comece a governar?
Pode ser que leve uma eternidade, não? Então, vamos combinar o seguinte: os ideólogos do PT param com a masturbação sociopolítica e o partido começa, de fato, a governar.


Texto Anterior: Editoriais: A CARTA EUROPÉIA

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: A sofisticação que falta
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.