UOL




São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

Governo
"Em 26/5, na página A4 (Brasil), havia a reportagem "Lula atrai centro e direita para ter apoio às reformas". Na verdade, com a política econômica adotada -que atende aos interesses dos banqueiros e do FMI-, somada à "Saída fisiológica" demonstrada no editorial da página A2, acrescida da perseguição aos petistas que são coerentes com o programa partidário, não foi o presidente Lula quem atraiu a direita, e sim o contrário. Foi a direita quem o atraiu, pois foi Lula quem mudou de lado."
José Loiola Carneiro (São Paulo, SP)

 

"Em menos de seis meses, o governo Lula implementa uma política macroeconômica consistente, com resultados positivos, que contrariam previsões de renomados economistas e do principal partido de oposição (o PSDB), que apostavam no caos. E, com muita habilidade, consolida uma base parlamentar para a aprovação das reformas tributária e previdenciária. Mesmo assim, recebe uma enxurrada de críticas e de cobranças que não se justificam e se devem somente ao excesso de ansiedade pelas reformas."
Elisabeth Fernandes Rodrigues Oliveira (Salvador, BA)

Educação
"Muito oportuno o texto "O drama das universidades federais" ("Tendências/ Debates", 27/5), do doutor Carlos Vogt, em que discute os sérios problemas enfrentados pelas universidades federais. Mas esses problemas não são exclusividade do sistema federal. Os institutos de pesquisa do Estado de São Paulo enfrentam dificuldades até mesmo maiores, pois seus quadros de pesquisadores científicos e de funcionários de apoio estão defasados em número e em seus vencimentos (com valores 50% abaixo da média do mercado). O governador Alckmin, sensível a esse problema, determinou abertura de concurso público para os diversos cargos da carreira de pesquisador, o que trará um pequeno alívio a nossa situação. Espero que a sensibilidade do governador continue, reajustando os vencimentos dos pesquisadores e funcionários, nomeando os concursados ingressantes e os promovidos para os cargos superiores da carreira de pesquisador e implementando uma nova carreira para os funcionários de apoio técnico e administrativo nesses institutos."
Marcelo De Franco , pesquisador do Instituto Butantan (São Paulo, SP)

Apoio
"A propósito da reportagem "Governo oferece cardápio de cargos pelo apoio do PMDB" (Brasil, pág. A4, 23/5), sobre o relacionamento do governo com o PMDB, cumpre esclarecer que a indicação do ex-deputado Paes de Andrade para o cargo de embaixador do Brasil em Portugal não foi objeto de nenhuma menção no âmbito dos entendimentos. Ao que sei, o convite foi formulado diretamente pelo presidente da República ao doutor Paes de Andrade ainda em fevereiro passado, motivado pelas qualificações do indicado -ex-presidente da Câmara dos Deputados e jurista com importante obra na área do direito constitucional. O noticiário dos jornais muitas vezes mencionou, também, o apreço pessoal do presidente Lula pelo deputado Paes de Andrade."
Michel Temer , presidente nacional do PMDB (Brasília, DF)

Cotas
"Muito bom o artigo do professor José de Souza Martins ("Cotas para negros na universidade", pág. A3, 25/5), em que mostra o problema por que passa a nossa juventude. Não basta abrir cotas para negros nas universidades. É preciso uma ampla reforma do ensino público. Se essa reforma for feita, não serão mais necessárias cotas para "ajustar" a injustiça social que existe em nosso país."
Jurandi de Cerqueira Mendes (Ribeirão Preto, SP)

Coleção
"Desejo expressar os meus cumprimentos à Empresa Folha da Manhã e em especial à Folha, jornal que assino há mais de 30 anos, pela oportuna iniciativa de oferecer aos anunciantes a coleção, bem escolhida, de livros de variados autores nacionais e internacionais a um preço bastante módico. Por meio de seus milhares de anunciantes será oferecida uma boa oportunidade de compra -um seleto conjunto de variados assuntos- quem sabe aumentando gradativamente o hábito tão importante da leitura."
Paulo Planet Buarque (São Paulo, SP)

Energias
"Oportunas as considerações do empresário Antônio Ermírio de Moraes em seu artigo de 25/5 ("Brasil: uma matriz energética exemplar') sobre a matriz energética brasileira. Se o Brasil voltar a crescer, como é imprescindível (5% ou 6% ao ano), não haverá eletricidade suficiente nos próximos dois anos. Dessa forma, necessitamos ampliar a nossa capacidade geradora (70.000 Mw) prioritariamente com energias não-poluentes e nacionais, como o bagaço, as energias hídrica e solar e o álcool."
Luiz Gonzaga Bertelli , diretor do Departamento de Infra-Estrutura Industrial -Deinfra (São Paulo, SP)

Combustíveis
"A federação que reúne revendedores de combustíveis deveria, antes de repudiar as palavras do presidente Lula -que, aliás, não disse nada além da verdade-, punir com rigor os maus donos de postos de gasolina, que se aproveitam e especulam em cima do já explorado consumidor."
Tadeu Valerio de Jesus (São Paulo, SP)

 

"Lula acusa os donos de postos de gasolina de serem "malandros" ao não abaixarem o preço dos combustíveis. Mas se esquece de que o preço do querosene de aviação teve decréscimo de 20% e as passagens aumentaram (houve redução nos descontos sobre o preço-base). Mais triste ainda é saber o destino dos financiamentos públicos..."
Rangel Zen (Encantado, RS)

TV
"Causou-nos grande estranheza nota publicada no último sábado, 24/5, na coluna "Outro Canal", da Ilustrada. Nela, Daniel Castro afirma que "já não são das melhores as relações entre José Luiz Datena e a Band por causa da cobrança da audiência". A Band, que não foi consultada pelo jornalista, vem a público esclarecer que a contratação de Datena para o comando do "Brasil Urgente" configurou-se num projeto vitorioso, com aumento de audiência de 119 % no horário em apenas dois meses. Além disso, a relação pessoal do apresentador com a emissora é "das melhores". Curiosamente, no mesmo dia em que a nota foi publicada, Datena reuniu-se com 80 amigos da Band para comemorar o seu aniversário."
Celso Tavares, diretor de programação da Band (São Paulo, SP)

Resposta do jornalista Daniel Castro - A Folha ouviu de vários profissionais da Band relatos de que José Luiz Datena vem tendo discussões ásperas na emissora. Em abril, o "Brasil Urgente", da Band, venceu o "Cidade Alerta", da Record, em 15 ocasiões. Em maio, até anteontem, só tinha vencido cinco vezes.


Texto Anterior: Milú Villela: A lição da Bienal do Livro

Próximo Texto: Erramos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.