São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUY CASTRO

Alcatrão e penas

RIO DE JANEIRO - Sempre que há eleições no horizonte, minha caixa de correio, postal ou eletrônica, fica entulhada de listas de candidatos a toda espécie de cargos e os supostos crimes de que já foram acusados ou pelos quais estejam respondendo. Digo supostos por "politesse" -porque desconfio de que não sejam acusações sem fundamento e que eles ainda devem ter escorregado em outras marmeladas, apenas não flagradas.
Não sei quem compila essas listas, mas imagino que seja alguém com um estômago de ferro, para passar o dia acompanhando o histórico de tais personagens e ainda conseguir sair para jantar. A seguir, alguns dos crimes no cardápio de centenas dos atuais políticos, todos candidatos potenciais à reeleição.
Desvio de dinheiro público, sonegação fiscal, falsidade ideológica, estelionato, peculato, apropriação indébita, formação de quadrilha, improbidade administrativa, lesão corporal, prevaricação, corrupção ativa, corrupção passiva, crime ambiental, crime eleitoral, crime contra a ordem tributária, crime contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro, declaração falsa de imposto de renda, porte ilegal de arma, extorsão, gestão fraudulenta, compra de votos e até crime de escravidão -a lista é imensa, mas o espaço é pouco.
Alguns dos escândalos de que esses elementos foram protagonistas ainda devem estar na memória dos eleitores, embora a maioria destes não saiba que desfecho tiveram: sanguessugas (escândalo das ambulâncias), mensalão, mensalinho, dólares na cueca, CPI dos Correios e até uma dança em plenário, comemorando a absolvição de um acusado de corrupção.
Sugiro que, para facilitar sua identificação pelo povo, uma lei obrigue todo político suspeito de falcatrua a só aparecer na televisão coberto de alcatrão e penas.


Texto Anterior: Brasília - Igor Gielow: O MacGuffin de Lula
Próximo Texto: Marina Silva: O improvável e o imprevisível
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.