São Paulo, terça-feira, 29 de junho de 2004

Próximo Texto | Índice

EMPREGO PAULISTA

Após atingir o patamar recorde de 20,7% em abril, a taxa de desemprego total na Região Metropolitana de São Paulo caiu para 19,7% em maio, segundo pesquisa da Fundação Seade e do Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Sócio-Econômicos). Trata-se da primeira queda na comparação mensal no ano de 2004. Essa pesquisa procura identificar o desemprego aberto, o oculto pelo trabalho precário e o pelo desalento (pessoas que deixaram de procurar emprego). O número estimado de desempregados na Região Metropolitana de São Paulo ainda permanece bastante elevado: 1,96 milhão de indivíduos.
A redução no desemprego pode ser explicada pela geração de 157 mil postos de trabalho, superior ao número de pessoas que passaram a procurar emprego em maio (73 mil). Segundo o levantamento, o aumento do nível de ocupação ocorreu em todos os setores de atividades -indústria, serviços, comércio e outros.
Por sua vez, o rendimento médio real dos ocupados apresentou contração nos quarto primeiros meses do ano, embora em menor intensidade. A renda média na Região Metropolitana de São Paulo que é de R$ 940,00, caiu 0,4% em abril.
No mesmo sentido, o mercado de trabalho formal (com registro em carteira) teve em maio o melhor resultado para o mês dos últimos 12 anos, segundo informações do Ministério do Trabalho. No mês de maio, as contratações superaram as demissões em 291,8 mil vagas, o que representa aumento de 1,23% no número de empregados com carteira assinada em relação a abril. Esse foi o quinto mês seguido de crescimento no emprego formal.
Esses dados parecem mostrar que a recuperação da economia começa a atingir de forma positiva o mercado de trabalho, reduzindo a taxa de desemprego. A sustentabilidade desse processo vai depender da retomada dos investimentos públicos e privados, o que pressupõe uma taxa de juros adequada e uma taxa de câmbio relativamente estável para assegurar a rentabilidade dos investidores.


Próximo Texto: Editoriais: DESORDEM URBANA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.