UOL




São Paulo, sábado, 29 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

800 prefeituras do PT

BRASÍLIA - Previsões no Brasil são perigosas. Em política, o risco é total. Chama a atenção, portanto, o que tem dito o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP), sobre as eleições de 2004: "Acho possível que o PT eleja uns 800 prefeitos no ano que vem".
Político formado dentro do petismo, João Paulo comandou o poderoso GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral) do partido em 2000. Naquele ano, o PT elegeu 187 prefeitos, que passaram a comandar quase 30 milhões de eleitores no Brasil.
Hoje, no poder federal, o PT atraiu muitos prefeitos de outras siglas. Há quem diga que já seriam quase 300. Uma conta mais modesta aponta 220 prefeitos do PT nas cerca de 5.600 cidades brasileiras -os números são aproximados, porque não existe uma fonte capaz de dizer, com precisão, quais são os partidos políticos de todos os prefeitos do país.
A previsão de João Paulo Cunha, se se confirmar, representará um aumento de 427,8% no número de prefeitos eleitos em 2004 em comparação com 2000. É uma enormidade.
Os três partidos cujos proprietários comandam o Brasil há séculos -PFL, PMDB e PSDB- elegeram 3.275 prefeitos em 2000. A presença dessas siglas se deu sobretudo no Brasil profundo, locais chamados de "os grotões" por Tancredo Neves.
O PT tem se preparado para chegar lá. Pela primeira vez numa eleição municipal deverá ter diretórios em todas as cidades. Mais de 5.000 computadores estão sendo instalados nessas comunidades. "Em algumas cidades, o computador do PT será o único com acesso à internet", festeja o secretário de finanças nacional do partido, Delúbio Soares.
É claro que a previsão de João Paulo Cunha pode ir ladeira abaixo se a economia não crescer o suficiente ou se estourar algum escândalo feio por causa da fisiologia no Congresso. Mas esses são apenas fatores condicionais. O PT vai em marcha batida e acha que, em 2004, será mais "establishment" do que nunca.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Perspectivas
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Claudia Antunes: Justiça sumária
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.