São Paulo, terça-feira, 30 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Armando Nogueira
"Perdemos Armando Nogueira, o jornalista e poeta do nosso esporte. Ele está inserido nas páginas do futebol brasileiro como está diretamente relacionado à bola. Um nunca poderia ficar distante do outro. E essa junção tinha o coadjuvante: o atleta.
Lamentamos a sua partida. Ele nos deixa saudades e felizes recordações das suas análises e críticas, sempre voltadas para melhorar o esporte da paixão nacional."
RUBENS CALDARI (Piracicaba, SP)

 

"Foi com grande pesar que recebemos a informação da morte de Armando Nogueira, um dos mais representativos jornalistas de sua geração.
Suas contribuições foram muito importantes para a evolução do jornalismo em todas as suas esferas.
Sua paixão pelo esporte nos comoveu durante toda a sua brilhante trajetória profissional."
ZECA RUDGE, vice-presidente executivo de relações institucionais do Itaú Unibanco (São Paulo, SP)

 

"A crônica esportiva brasileira, tão carente de talentos e com jornalistas cada vez menos jornalistas e mais torcedores, acaba de perder o maior de todos eles."
HUMBERTO MENDES (São Paulo, SP)

OAB no DF
"A OAB é uma instituição que, desde a ditadura Vargas, tem se credenciado ao respeito e à confiança da sociedade brasileira por suas posições claras e destemidas em favor do interesse público.
Por isso causou-me espanto e indignação acompanhar no sábado, na TV Cultura, reportagem em que os dirigentes da OAB-DF reivindicaram publicamente a realização de eleições indiretas para a vaga do governador que perdeu o mandato.
Ora, em uma eleição indireta, votarão apenas os deputados que compõem a Câmara Distrital. E que Câmara? A mesma em que um número expressivo de deputados foi filmado recebendo polpudas somas do propinoduto Arruda.
A sociedade espera do Conselho Federal da OAB uma posição oficial sobre o assunto."
RUBENS NUNES SAMPAIO, advogado inscrito na OAB (Salvador, BA)

Eleição
"Estranhamos a omissão do nome de Soninha Francine (PPS) no levantamento do Datafolha para o governo do Estado de São Paulo, já que esta pré-candidatura foi decidida e anunciada pelo partido no ano passado e pontuava bem em todas as pesquisas realizadas até então (inclusive pelo Datafolha).
Comunicamos que está mantida a pré-candidatura de Soninha ao governo do Estado, tanto que ela deixa o cargo de subprefeita da Lapa nesta semana para atender às determinações da legislação eleitoral. O PPS questiona, portanto, a exclusão do seu nome da pesquisa, sem nenhuma justificativa plausível, o que distorce a realidade, confunde o eleitor e prejudica a nossa atuação político-partidária."
DAVI ZAIA, presidente estadual do PPS-SP (São Paulo, SP)

Nota da Redação - Enquanto as candidaturas não são oficializadas, o critério de inclusão de nomes é jornalístico. Na avaliação da Redação, neste momento há mais chances de Soninha se candidatar ao Senado.

 

"Alckmin e Afif disparados na frente nas pesquisas para o governo do Estado de São Paulo é uma excelente notícia.
O que falta, agora, é os dois assumirem que, sim, são candidatos de direita. Ultimamente parece que se declarar de direita é um defeito.
Não é. E existe um eleitorado ávido por candidatos de direita sérios e competentes. Não esqueçamos que Delúbio, Silvinho "Land Rover", Gushiken e companhia eram "esquerdistas" desde criancinhas."
JOSUÉ LUIZ HENTZ (São João da Boa Vista, SP)

Maranhão
"Enquanto políticos enviam milhões para o paraíso fiscal europeu ("Suíça bloqueia conta de filho de Sarney", Brasil, 25/3), muitas crianças e adultos estão morrendo em hospitais do Maranhão, reduto político dos Sarney.
Enquanto isso, a TV mostra o descaso com escolas e os professores sendo obrigados a dar aulas em barracões de pau-a-pique, mal construídos, sem nenhuma condições de higiene -e nem banco para as crianças se sentarem.
Até quando?"
JOAQUIM FELIX SILVA (Panorama, SP)

Dogmas
"O artigo de Luiz Felipe Pondé sobre o cinema nacional ("O olhar da câmera", Ilustrada, ontem) é de grande coragem, porque toca em um ponto forte do policiamento cultural que se sofre no Brasil.
Por trás de boa parte da nossa cultura engajada, há pobreza de ideias e reverência a moldes ultrapassados, que, se contestados, são massacrados pela "polícia cultural".
Coitado de quem contestar seu dogma cultural.
Pondé mostra grande coragem com seu artigo. Parabéns!"
VENEZIANO ARAÚJO (São Paulo, SP)

 

"No Brasil de hoje, a lata de lixo da história não diz respeito a nenhum passado superado ou redimido, mas, sim, a um presente que se compraz na regressão e na celebração cínica de um estado das coisas muito problemático. Pelo menos é isso o que sempre aprendemos com o terrorismo cultural do senhor Luiz Felipe Pondé.
É difícil a qualificação de qualquer debate sério com quem prega abertamente o machismo, o elogio de qualquer tipo de poder, desde o do papa até o do puro dinheiro, a suspensão de qualquer natureza de crítica e o irracionalismo público.
Sua última investida, contra Glauber Rocha -e também contra Foucault e Bourdieu-, certamente não foi o seu pior momento, mas tem o mérito de deixar claro qual o tipo de "pensamento" que, embora se pretenda a vocalização do eterno "deus me livre", pode, por isso mesmo, ser confundido com a lata de lixo da história."
TALES A.M. AB'SÁBER, psicanalista (São Paulo, SP)

Igreja
"À Igreja Católica cabe refletir sobre a brilhante exposição da professora Roseli Fischmann em relação aos crimes de pedofilia ocorridos na instituição (Mundo, ontem).
Segundo ela, "o reconhecimento do drama vivido pelas vítimas, mesmo a indenização pecuniária, nada retira do caráter irreversível do dano causado a quem sofreu a violência sexual, em particular sendo criança, que perdeu o direito à inocência pela ação de quem supunha ser seu guia". E mostrar isso não significa ser anticatólico ou anticlerical. É uma constatação.
Se é possível um paralelo com a obra "Os Dois Corpos do Rei", de Ernst H. Kantorowicz, podemos afirmar que o corpo místico da Igreja Católica (com letras maiúsculas) está sendo corrompido e sofrendo deterioração por conta do corpo físico da própria igreja (com letras minúsculas).
A omissão sobre aspectos reais e mundanos da igreja, desqualificando os agentes de informação, não tornará sobrenatural ou inexistente o crime de pedofilia que vem despontando pelo mundo todo, retirando o véu da hipocrisia."
ÂNGELA LUIZA S. BONACCI (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Marcos Cintra Cavalcanti De Albuquerque e Rubens Chammas: Uma política social eficiente

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.