UOL




São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Sete meses

BRASÍLIA - Depois de amanhã o governo do PT faz sete meses. Ainda é cedo para julgamentos definitivos, mas não para um balanço parcial.
1) Economia - a inflação recuou. Os juros, altos. O país está parado. O Banco Central é mais ortodoxo que o da administração tucana. O PIB vegeta. O desemprego bate recordes. O sucesso de Lula nessa área é mais pelo que não fez do que por realizações concretas. O espetáculo do crescimento é ainda uma expressão retórica e sem prazo para ocorrer;
2) Reformas - foi aprovada a mudança constitucional sobre o sistema financeiro. Os juros não precisam mais ser fixados em 12% ao ano. O Banco Central será independente. Não eram medidas esperadas de um governo do PT. São as que Lula conseguiu até o momento. O mercado as queria e as aplaudiu com prazer;
3) Previdência - o governo deve começar a aprovar algum texto da reforma da Previdência na Câmara na semana que vem. Há chance real de juízes estaduais conseguirem manter seus salários intocados. A regulamentação dos fundos de pensão para servidores futuros poderá ficar sem regras claras. Uma reforma fraca. Servirá para acalmar o mercado;
4) Impostos - a reforma tributária está fazendo água. Vai virar um farrapo, se é que será aprovada;
5) Sistema político - alguém acreditou algum dia que o PT conduziria uma reforma dessa ordem em um ano eleitoral como 2004?
6) Área social - onde andam os ministros Benedita da Silva (Assistência e Promoção Social), Emília Fernandes (Políticas para as Mulheres), José Graziano (Fome Zero) e Olívio Dutra (Cidades)? Resposta: resmungando por causa da falta de verbas.
Como já registrado, seria impróprio fazer juízo certeiro sobre o governo Lula. Só dá para dizer que há coisas fora do lugar. Para infortúnio dos petistas, a culpa é agora cada vez menos do governo passado.


Texto Anterior: Montréal - Clóvis Rossi: Palocci, cuidado com os gênios
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: A violência dos mansos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.