São Paulo, sábado, 30 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Dívida americana
A indefinição sobre o calote americano, a instabilidade e a vulnerabilidade das finanças europeias dos últimos meses são os últimos exemplos reais de que o mundo está passando por uma reformulação política e econômica decisiva. A situação preocupante deixa várias perguntas sem respostas e mostra um cenário, a curto prazo, complicado, inseguro e, dependendo do desenrolar dos fatos, sombrio.
Estaria a China enterrando o monopólio econômico de décadas dos EUA? Os investidores estariam dispostos a enfrentar uma nova onda de pessimismo? E o nosso país conseguiria se manter em pé diante dessa hecatombe?
FERNANDO LUIZ RIBEIRO SOUSA JR. (São Carlos, SP)

 

Quem vai pagar a conta? -pergunta Ruy Castro em "Beiço no Mundo" (Opinião, ontem). Os mesmos de sempre: a América Latina, a África e a Ásia. Só que vamos cobrar a conta.
GILBERTO ALVARES GIUSEPONE (São Paulo, SP)

 

Em seu artigo de ontem, Ruy Castro, no mordaz parágrafo final, faz um excelente resumo do ego e da cultura dos habitantes dos EUA, tal como expressos em filmes. A arrogante e pretensiosa visão de si mesmos, imposta ao mundo à força de muitos dólares e de domínio político, agora chega à esperada implosão.
Será a vez da China?
WALFRIDO FONSECA (Belo Horizonte, MG)

Auxílio-moradia
Ler que os juízes receberam valores exorbitantes de auxílio-moradia referente aos anos 1990 (Poder, ontem) só mostra que o Judiciário é tão ou mais problemático quanto os demais Poderes.
CLOVIS DEITOS (Campinas, SP)

Educação
Em relação à análise de Ruben Klein ("Para a distorção cair, é necessário aumentar a aprovação com aprendizado de qualidade", Cotidiano, ontem), o autor esqueceu-se de acrescentar que São Paulo tem a menor taxa de reprovação do país porque os alunos são automaticamente aprovados. É proibido reprovar aluno do ensino fundamental neste Estado.
Assim, passamos à sociedade a falsa ideia de que a educação paulista é melhor que a dos outros Estados. Não é. Estamos perpetuando um mentira que terá graves consequências no futuro.
MARA CHAGAS (São Paulo, SP)

PSD
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, em seu artigo "PSD: apoio, sim, mas com o rigor da lei" ("Tendências/Debates", ontem), decepciona-nos, pois põe em dúvida a inteligência do povo brasileiro.
Será que, se as falcatruas não tivessem sido detectadas, ele teria escrito que "nosso partido repudia toda e qualquer ilicitude na coleta de assinaturas, e pede a suas bases que denunciem logo qualquer indício de falsificação"? Mas não foram as bases que falsificaram as assinaturas e filiaram mortos? Como essa jogada foi descoberta, ele vem agora querer iludir os incautos.
CASSIA MOREIRA (São José do Rio Preto, SP)

Censura
Inacreditável o episódio da censura a um filme de terror ("Um Filme Sérvio - Terror sem Limites") sob a alegação de fazer "apologia" da pedofilia.
Ora, se o fato de um filme retratar uma situação de pedofilia configurar propaganda ou apologia dessa prática, então os políticos, procuradores e magistrados trapalhões que protagonizaram essa tragicomédia deveriam tentar proibir "Saló ou os 120 dias de Sodoma", de Pier Paolo Pasolini, a série televisiva "Law & Order: Special Victims Unit", sobre crimes sexuais em Nova York, o excelente policial "8 mm", estrelado por Nicolas Cage -que, por sinal, aborda o mesmo tema ("snuff movies") do filme proibido-, e, por último, a encenação de "Édipo Rei", de Sófocles, com o seu enredo de incesto, parricídio e violência.
GERARDO XAVIER SANTIAGO (Rio de Janeiro, RJ)

Ambiente
O editorial "Promessas verdes" (Opinião, 28/7) foi incorreto ao generalizar o julgamento da Lei do Clima com base em um só aspecto. Há que considerar também os avanços: inspeção veicular obrigatória, ampliação do número de parques de 34 para 78, plantio de 1,5 milhão de árvores, substituição progressiva do combustível fóssil nos ônibus municipais (mais de 1.200 já usam diesel com 20% de biodiesel), lançamento da primeira frota de ônibus a etanol do Brasil, recuperação da frota de trólebus, investimento em metrô, ciclofaixas e ciclovias, implantação de parques lineares.
Quanto aos resíduos sólidos, avançamos ao dar a eles a destinação correta, enviando-os a aterros sanitários, ao fazer a coleta de 15 mil toneladas por dia, ao promover a captação de metano em aterros sanitários para a geração de energia elétrica.
Na reciclagem, a coleta seletiva cresceu oito vezes, embora seja preciso fazer muito mais.
SÉRGIO RONDINO, assessor de imprensa da Prefeitura de São Paulo (São Paulo, SP)

Energia
Diferentemente do que diz a reportagem "Novo apagão deixa 700 mil às escuras" (Cotidiano, ontem), a fiscalização dos serviços de transmissão de energia elétrica cabe exclusivamente à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), não havendo neste caso, por força de lei, convênio de delegação com a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo).

NOTA DA REDAÇÃO - Leia a seção "Erramos".

Raça
Toda essa risível confusão brasileira para nomear um mestiço (moreno, afrodescendente, pardo etc.), citada no editorial "Brasil moreno" (Opinião, ontem), poderia ser facilmente desfeita com a simples supressão da palavra "raça" de todos os formulários, pois ela é redundante.
Só há, de fato, a raça humana, ou será que algum representante de alguma outra raça pode preencher um formulário ou responder a um questionário?
PAULO CAMPOS HARTFORD-GRIGGS (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: José Eli da Veiga: Duplo impasse

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.