UOL




São Paulo, terça-feira, 30 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Ingratos?

SÃO PAULO - Você já imaginou se uma aliança entre o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho) ganhasse as próximas eleições no Brasil?
Pois é mais ou menos isso, guardadas as proporções, o que acaba de ocorrer na Sérvia, na periferia da civilizadíssima Europa: o partido que ficou com a maioria relativa dos votos foi o Radical, liderado por Vojislav Seselj, comandante dos paramilitares que praticaram barbaridades durante os conflitos que se seguiram ao esfacelamento da antiga Iugoslávia. Seselj está preso em Haia, acusado de crimes de guerra, juntamente com o ex-ditador Slobodan Milosevic, deposto há três anos na esteira de uma rebelião popular incentivada pela Ocidente.
Aliás, o partido do ditador (o Socialista) também se saiu relativamente bem na eleição de domingo -a ponto de ambos os prisioneiros de Haia terem o direito legal a uma cadeira no Parlamento sérvio.
Só não formarão o novo governo porque os grupos tidos como democráticos, somados, ainda obtiveram a maioria, por mais que a convivência entre eles seja turbulenta.
Com isso, a Sérvia se transforma no segundo país em que a missão civilizadora empreendida pelo Ocidente enfrenta retrocessos. O Iraque é o outro, como é óbvio.
Para se ter uma idéia das dificuldades, o jornal britânico "Financial Times" informa que o Tribunal Penal Internacional de Haia é muito impopular na Sérvia. Como o tribunal, pouco antes do pleito, pediu mais quatro extradições, o nacionalismo pode ter se expressado por meio do voto nos radicais.
Por mim, adoraria que eventuais criminosos de guerra brasileiros fossem extraditados para Haia ou para o inferno e devidamente punidos por qualquer corte internacional legítima (como a de Haia).
Mas sou reforçado a reconhecer que a globalização, em vez de acabar com o nacionalismo, reforçou-o em algumas partes, um fenômeno que demanda mais estudos para ser bem compreendido.



Texto Anterior: Editoriais: RISCO CALCULADO

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Buracos do Orçamento
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.