São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Janio
"Ao contrário do que aponta Janio de Freitas no artigo "Três transparências" (29/7), não há "finalidade eleitoral" ou qualquer "propósito transgressor" na confecção da publicação "Governo Federal e os Municípios", produzida pela Secom por solicitação da Subsecretaria de Assuntos Federativos. A publicação foi produzida para a 11ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que aconteceu em Brasília de 15 a 17 de abril, e disponibilizada no site da Secom. É informação de caráter público e pode ser usada por qualquer pessoa. Trata-se de publicação de caráter geral, de informação e prestação de serviços sobre os programas e projetos desenvolvidos pelo governo federal em parceria com as cidades, assim como uma prestação de contas dos compromissos assumidos pelo Executivo federal com as administrações municipais, iniciativa que é feita todos os anos para a chamada Marcha dos Prefeitos. O conteúdo e a data em que foi produzida comprovam que não houve intenção eleitoral, pois entraram em vigor restrições para publicações a partir de 4 de julho, mas apenas para o nível federativo envolvido nas eleições, no caso os municípios."
EDUARDO L. CORREIA , assessoria de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Brasília, DF)

Resposta do jornalista Janio de Freitas - Como informou o repórter Ranier Bragon (26/7), "o arquivo com a íntegra da revista está no site eleitoral do PT", cujo fim é dar "orientações, serviços e produtos para auxiliar as candidaturas petistas". Desde o título a publicação é de propaganda, não importando que tenha sido impressa em abril ou outro mês. Inclusive porque a reunião pró-municípios não justificaria os 11 mil exemplares. O produto é claro e o uso é do PT. Se não houve propósito eleitoral, louvo a inocência do governo Lula e do PT.

Receita
"Acabar com a Declaração de Isento do Imposto de Renda é positivo, para simplificar a vida de milhões de cidadãos. Com isso, milhões de isentos poderão se tornar contribuintes ativos."
ORLANDO MACHADO SOBRINHO (Rio de Janeiro, RJ)

Subprefeituras
"Diferentemente do que foi publicado no texto "Subprefeitos se esquivam de comentar e-mail de Kassab" (29/7), o subprefeito da Vila Mariana, Alexandre Modonezi, declara que não concedeu nenhuma entrevista à repórter Ana Flor na segunda-feira (28/7). Sendo assim, as aspas publicadas como se tivessem sido ditas por Modonezi não são de sua autoria. Em nome da boa prática jornalística e da preservação dos direitos e garantias fundamentais e constitucionais solicitamos, respeitosamente, que seja procedida a retificação do conteúdo publicado por meio de uma errata."
PAOLA MARTINS , assessora de Comunicação da Subprefeitura da Vila Mariana (São Paulo, SP)

Resposta da jornalista Ana Flor - No dia 28/7, às 16h07min, a reportagem da Folha telefonou para o celular do subprefeito de Vila Mariana, Alexandre Modonezi, que atendeu o telefone e deu as declarações publicadas pelo jornal. Anteontem, a Folha confirmou, com o próprio subprefeito, que ele mesmo tinha atendido à reportagem.

Joaquim Guedes
"São Paulo não pode ser, em pleno séc. 21, um mercado medieval de horrores em que um desalmado montado num super-carro prateado esmaga uma pessoa numa avenida e continua indiferente como se fosse tomar laranjada com a namorada. Temos obrigação -polícia, Justiça, sociedade civil- de localizar esse carro e apurar o que houve com o arquiteto Joaquim Guedes. Lamentamos que uma figura tão útil à sua profissão e aos amigos, mas antes de tudo, um morador paulistano, tenha sido vítima do reinado do automóvel na cidade."
JOSÉ GREGORI , presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos de SP (São Paulo, SP)

Batman
"Discordo de João Coutinho em relação ao seu artigo sobre o novo filme do Batman. Evidentemente o filme não é "realista" nem "documental", porém apresenta uma lógica sólida formando uma divertida mistura de realidade e fantasia."
ALEXANDRE NACCACHE NAMUR (São Paulo, SP)

 

"No dia em que o autor (e o diretor) do Batman souber que o personagem é absolutamente ridículo e risível, talvez não haja mais tempo para se fazer algo construtivo. Parabéns a João Pereira Coutinho pelo excelente "Adultos em pijamas"."
GILBERTO TADEU DE LIMA (São Caetano do Sul, SP)

Quadrinhos
"Concordo em parte com o leitor José Roberto Rodrigues de Albuquerque ("Painel do Leitor", 28/ 7). Renovação é importante para oxigenar as idéias e os pontos de vista. Contudo, Angeli e Laerte ainda não sofrem de "inconsistência" a ponto de serem "descartados". É meramente uma questão de interpretação. Para alguns leitores os quadrinhos não possuem sentido, mas para outros são fontes de inspiração."
GUILHERME TENO CASTILHO MISSALI (São Paulo, SP)

Defensoria
"Sobre matéria publicada em 29/7 na Folha, a Defensoria Pública esclarece que o Tribunal de Contas do Estado não proibiu a instituição de cadastrar advogados, como divulgou a OAB/ SP. Em sua decisão, o relator do TCE não acolheu a pretensão da OAB/SP de suspender o cadastramento, dando oportunidade para a Defensoria se manifestar e determinando que a instituição aguarde decisão final para homologação da lista de cadastrados."
RENATA TIBYRIÇÁ , defensora (São Paulo, SP)

Febem
"Diferentemente do que afirma o sr. Alessandro Alves da Silva ("Painel do Leitor", 30/7), os servidores da Fundação Casa não são proibidos pelos adolescentes de atuar dentro das unidades. A fundação estranha o posicionamento do funcionário: ele passou a maior parte de sua carreira afastado de suas funções e, portanto, não teria condições de atestar o cotidiano das unidades, uma vez que tem sido submetido a licenças desde novembro de 2004. Ressalte-se que, no período de seu afastamento, significativas mudanças pedagógicas foram realizadas na instituição, que contribuíram para a drástica redução nos casos de violência e resultaram na queda dos índices de reincidência de 29% em 2006 para 17% no primeiro semestre de 2008. Dados que ele, por estar afastado, ignora."
LUCAS TAVARES , coordenador de Comunicação Social da Fundação Casa (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Roberto Muggiati: Uma tragédia sem manchete

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.