São Paulo, quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Luta de classes
Em um mundo tão inclinado a demonizar a riqueza e a culpar inocentes pela crise atual, já era hora de alguém lúcido se apresentar para defender os ricos.
O senhor João Pereira Coutinho, em "A fogueira das vaidades" (Ilustrada, ontem), esclarece-nos sobre o mal que causará à economia global essa ideia marxista, ou quase, de aumentar os impostos dessa minoria injustiçada composta pelo reduzido número de ricos do planeta.
Por que aumentar impostos dos mais ricos, argumenta o pensador, havendo Estados de bem-estar social perdulários que bem poderiam arcar com a conta?
Por outro lado, visto que os pobres são muitíssimo mais numerosos, nada mais justo que eles paguem essa conta, solidariamente, não é mesmo? E, assim, ironizamos para não chorar.
JUAN CARLOS CAMPS (São Paulo, SP)

Corregedoria
A Folha vem fazendo defesa contundente da Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo sob a alegação de depuração na polícia ("Corregedoria ameaçada", Opinião, ontem). Pergunto: não é a mesma Corregedoria que teve três delegados afastados por abuso, um deles inclusive já desligado? Não é a mesma Corregedoria que tentou esconder o vídeo da escrivã que foi desnudada?
REGINALDO SALOMÃO (Ribas do Rio Pardo, MS)

Líbia
Discordo de Janio de Freitas ("Respostas dos fatos", Poder, ontem). Os motivos dos governos francês e inglês poderiam ou não ser torpes, mas o importante é que mais um ditador sanguinário seja derrubado em movimento iniciado pelos próprios líbios.
Acho mesmo possível que o país que gerou os Médicos sem Fronteiras, dada a oportunidade que se apresentou, tenha decidido ajudar a combater a praga maligna de uma das muitas ditaduras hereditárias. A mensagem para os outros ditadores da região é clara.
E é também uma mensagem de esperança para os que já sofreram décadas de opressão. Pergunto ao Janio: se, em 1938, a Inglaterra e a França auxiliassem um (infelizmente hipotético) levante contra Hitler, o Itamaraty também se recusaria a reconhecer os rebeldes?
MICHEL RABINOVITCH (São Paulo, SP)

Deus e Jesus
Considero de extremo mau gosto a charge intitulada "Deus, essa gostosa", de autoria de Rafael Campos Rocha, publicada no caderno Ilustríssima no último domingo (28/8). Na mesma página, publicou-se um texto de alta qualidade, de autoria de Luiz Felipe Pondé, acerca de livros de Ratzinger, o papa Bento 16. O contraste entre as duas peças é total. Enquanto o texto de Pondé traz uma reflexão séria e inteligente sobre relevantes questões teológicas, na charge há escracho malicioso e ignóbil. Trata-se de uma tirinha de qualidade abaixo da crítica, que não mereceria figurar em um jornal da importância da Folha.
LUCIANO G. DE CARVALHO PEREIRA (Brasília, DF)

Copa
Sobre a reportagem "Copa favorece ex-sócio de fiscal" (Esporte, ontem), gostaria de prestar alguns esclarecimentos, direito que me foi negado:
1) Apesar do tom sensacionalista, nenhum dos dados divulgados pela Folha era confidencial ou secreto. O fim da sociedade com meu ex-sócio na empresa Daro Engenharia está disponível na Junta Comercial e foi avisado ao mercado; os valores recebidos pela outra empresa, que nada têm a ver comigo, foram publicados nos "Diários Oficiais" dos Estados;
2) A Folha negou ao leitor o direito de conhecer minha lisura. O ex-secretário do Rio Grande do Norte Fernando Fernandes falou ao jornal sobre minha conduta, relatando o que eu disse a ele: "Não se iludam ou imaginem que vão ter tratamento diferenciado ou que vai ajudar (ele ser meu ex-sócio)"; a frase, inexplicavelmente, não foi publicada;
3) É inaceitável que a Folha use duas páginas para me atacar e dedique apenas um parágrafo, sem direito a declarações, para que eu possa me defender;
4) Não entrei no COL pela janela; tenho uma carreira de mais de 18 anos de dedicação acadêmica ao esporte, sou doutor em arquitetura esportiva pela FAU/USP e jamais cometi qualquer deslize que colocasse em dúvida meu caráter, honestidade e correção.
CARLOS DE LA CORTE, consultor do COL - Comitê Organizador Local (São Paulo, SP)

RESPOSTA DO JORNALISTA FILIPE COUTINHO - O texto deixou claro que as informações foram obtidas do "Diário Oficial" ou na Junta Comercial.
Embora não esteja de forma literal, foi registrada a afirmação de Fernando Fernandes, ex-secretário da Copa-14 no Rio Grande do Norte, de que não houve tratamento diferenciado.

Educação
A crítica no texto "Chile e Brasil, dois fracassos", de Clóvis Rossi (Mundo, ontem), mostra a falta de reivindicações dos jovens brasileiros em relação ao ensino público enquanto os chilenos estão na rua lutando por uma educação de qualidade. Um exemplo é a greve dos professores estaduais em Minas Gerais, que já dura mais de 80 dias. No cenário da greve, muitos alunos e pais de alunos ficaram contra os professores.
IGOR LIMA CARENCE INÁCIO (Belo Horizonte, MG)

2012
Outra vez, a Folha publica que o "PPS fala em lançar Soninha, mas deve apoiar o PSDB" ("Disputa com novatos em SP antecipa campanha de 2012", Poder, ontem). Pior: faz essa afirmação sem conhecer a realidade do partido, sem consultar sua direção.
Engraçado que, em nota na coluna "Painel", intitulada "Dote", o jornal se contradiz e afirma no mesmo dia que também está sendo sondado pelo PPS para ser candidato Ricardo Young (ex-PV), que "diz aos pretendentes que terá Marina Silva em seu palanque e, de quebra, herdará o suporte financeiro dos marineiros para a campanha municipal".
Nem mercado, nem dote, nem banca de apostas. Vamos aos fatos. Esclarecemos que o PPS, como em 2008, quando contrariou aposta idêntica da Folha, lançando a então vereadora Soninha Francine para a Prefeitura de São Paulo, vai repetir a dose em 2012. Teremos candidatura própria e, sim, trabalhamos por uma chapa que una Soninha a Ricardo Young.
MAURÍCIO HUERTAS, secretário de comunicação do PPS-SP (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Paula Louzano e Gregory Elacqua: O que está acontecendo no Chile?

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.