São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLÍNIO FRAGA

Frescobol com Chico e Caetano

RIO DE JANEIRO - Já houve quem propusesse a CPI da máfia do dendê, que apuraria a malversação caetânica da imprensa brasileira. Uma revista de grande circulação, neste ano, num daqueles arroubos de arrogância que lhe fazem típica, denunciou como outro mal constante da mídia o buarquismo.
Ninguém nunca tinha levantado a lebre de jornalista levando propina de bicheiro, mas volta e meia alguém aparece para acusar que o jornalismo brasileiro é condescendente com Chico Buarque e Caetano Veloso.
Talvez seja, mas, se eles os males do país são, estará entendida a longevidade das saúvas que o Brasil deveria matar. O buarquismo e o caetanismo são messianismos cancerígenos das idéias culturais? Bobagem, meus filhos, bobagem...
Chico e Caetano são hoje o Fla-Flu das rodinhas de amenidades culturais. De que lado você está?
Chico Buarque elogiou o novo disco de Caetano Veloso e disse discordar dele "quase sempre".
"Eu adoro o disco do Caetano. É o contrário do meu. Não preciso concordar em tudo com o Caetano. Aliás, discordo quase sempre. Acho o disco muito forte, muito bom. Meu disco sem dúvida é mais rebuscado harmonicamente", resumiu preciso.
Num Fla-Flu, a companhia mais chata é a do idiota da objetividade, aquele que se preocupa com o placar e não tem o refinamento para apreciar o passe de trivela. Os discos de Caetano e Chico são maravilhosamente diferentes.
As visões de Brasil de Caetano e de Chico são por vezes conflitantes. Mas a disputa entre Caetano e Chico é o Fla-Flu do frescobol -aquele esporte praiano no qual não há placar e, quanto melhor joga o adversário, melhor é o desempenho do outro.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Lula herda Lula
Próximo Texto: Antônio Ermírio de Moraes: Um novo Brasil para 2007
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.