Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Despejados da tela

A rede Canção Nova, emissora de TV e rádio ligada ao movimento católico Renovação Carismática, resolveu tirar do ar os programas comandados pelos deputados federais Gabriel Chalita (PMDB-SP) e Eros Biondini (PTB-MG), pelos estaduais Edinho Silva (PT-SP), Paulo Barbosa (PSDB-SP) e Myriam Rios (PDT-RJ), e pela primeira-dama paulista, Lu Alckmin.

Embora a decisão tenha sido tomada no atacado, o elemento precipitador foram as reações negativas de fiéis e lideranças da igreja à recente incorporação de Edinho, presidente do diretório estadual petista, ao quadro de apresentadores da Canção Nova.

Conexões "Justiça e Paz", o programa de Edinho, estreou em 3 de novembro tendo como convidado Gilberto Carvalho. Principal mentor político do deputado petista, o secretário-geral da Presidência foi também articulador da aproximação entre a campanha de Dilma Rousseff e a Canção Nova no segundo turno da eleição presidencial. Até então, a candidata vinha sendo duramente combatida por religiosos da Renovação Carismática.

Doutrina O programa de Edinho deu origem, nas redes sociais, ao movimento #CançãoNovaSemPT. Um panfleto traz em vermelho o nome do partido e as expressões "aborto", "casamento gay" e "Teologia da Libertação".

2012... Entre os nomes retirados da grade de programação, há dois pré-candidatos a prefeito: Chalita em São Paulo e Paulo Barbosa (licenciado da Assembleia por ocupar a Secretaria de Desenvolvimento do governo Alckmin) em Santos. À frente do PT-SP, Edinho terá atuação eleitoral em todo o Estado.

... vem aí A cada eleição, cresce o interesse de políticos de todos os partidos pelo estoque de votos sob o raio de influência da Canção Nova. Aumenta também o desconforto de setores da igreja.

Tenho dito Procurado pelo Painel, o Conselho Deliberativo da Fundação João Paulo 2º, mantenedora da Canção Nova, confirmou a decisão de suspender os programas, tomada na sexta-feira passada. Em nota, agradeceu "a dedicação e o empenho" dos seis apresentadores e manifestou "respeito às suas atuações públicas".

Metamorfose Quem conversa com Fernando Haddad conclui que o petista abandonou completamente a disposição inicial de só deixar o MEC no final de janeiro. "Ele já está raciocinando menos como ministro e mais como candidato", resume um dos envolvidos na pré-campanha em São Paulo. O encontro de Haddad com Dilma para tratar do assunto deve acontecer nesta semana.

Festas O desejo do PT é contar com Haddad em tempo integral antes do Natal.

Operante Em balanço do PAC a ser apresentado amanhã, a ministra Miriam Belchior (Planejamento) dirá que 85% das obras do programa sob o guarda-chuva do Ministério dos Transportes caminham em ritmo "adequado". No balanço anterior, realizado em meio ao escândalo que derrubou Alfredo Nascimento, a pasta foi praticamente deixada de fora.

A vida é dura Alckmin receberá hoje o deputado federal Carlos Roberto, pré-candidato à Prefeitura de Guarulhos. O propósito do governador é afagar o tucano, que acaba de perder a cadeira na Câmara com o retorno a Brasília do ex-secretário do Planejamento Emanuel Fernandes. Assim, não poderá emplacar emendas no Orçamento de 2012.

tiroteio

"Tanto a educação quanto a nossa cidade requerem atenção integral. Pode ser esta a explicação para tantos tropeços do Haddad nas duas funções."

DO SECRETÁRIO ESTADUAL DA CULTURA, ANDREA MATARAZZO, sobre o fato de o ministro, lançado pelo PT à prefeitura, ter passado, desde agosto, quase metade do tempo em São Paulo. Matarazzo postula a candidatura do PSDB.

contraponto

Sábias palavras

Em conversa recente com amigos que o visitaram em São Bernardo do Campo, Lula recordou-se de um advogado do sindicato dos metalúrgicos que, no final da década de 70, recomendou ao então dirigente fazer um seguro da própria voz, instrumento essencial a seu trabalho em assembleias e portas de fábrica.

O ex-presidente, que hoje se submete a tratamento para curar um câncer de laringe, brincou:

-Se eu tivesse seguido o conselho dele, agora poderia ganhar um bom dinheiro!

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.