Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Genuflexório

Foi o bispo de Lorena, d. Benedito Beni, quem comunicou a Edinho Silva a decisão da TV Canção Nova de tirar do ar o programa do presidente do PT-SP, lançado em 3 de novembro. Durante a campanha eleitoral, d. Beni defendeu a divulgação de folhetos que pregavam boicote à candidata Dilma Rousseff, a quem religiosos atribuíam posição dúbia em relação ao aborto.

"Ele disse ter sofrido pressões", relata Edinho. Fiéis contrários à incorporação do petista ao quadro de apresentadores da Canção Nova promoveram movimento que incluiu, além de protestos, o estímulo à suspensão das doações que ajudam a financiar a emissora.

-

Sem-tela 1 Edinho diz ter sido convidado pela Canção Nova, em 2010, a comandar um talk-show que aproximasse as pastorais sociais da Igreja Católica e a Renovação Carismática, mais conservadora. "Lamento que esse espaço tenha sido suprimido."

Sem-tela 2 Mas o principal afetado pela suspensão dos programas ancorados por políticos é Gabriel Chalita (PMDB), pré-candidato à prefeitura paulistana. Nascido em Cachoeira Paulista, sede da Canção Nova, o deputado comandava o "Papo Aberto", um dos campeões de audiência do canal, com duas horas de duração e gravações itinerantes pelo país.

Trem da fé Em seu esforço de aproximação com a Canção Nova durante a campanha eleitoral, Dilma contou a dirigentes da comunidade católica ter feito pressões, quando ministra da Casa Civil, por uma estação do TAV em Cachoeira Paulista.

Vai ficando O Planalto avaliava ontem que, em reunião do PDT hoje, Carlos Lupi conseguirá obter nota de apoio do partido, até agora rachado quanto à sua permanência no Ministério do Trabalho. Foram chamados os presidentes regionais do PDT, majoritariamente pró-Lupi.

Papai Noel Paulinho da Força (PDT-SP) afirma que protocolará hoje na Comissão de Orçamento emenda para conceder 11,7% de reajuste a aposentados que ganham mais de um salário mínimo. Alérgico à ideia, o governo teme o comportamento da base aliada caso o deputado consiga votar a emenda separadamente, sobretudo às vésperas do Natal.

Trator Em semana decisiva para a tramitação do Código Florestal no Senado, Dilma encerrará amanhã seminário alusivo aos 60 anos da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil). A presidente da CNA, Kátia Abreu (PSD-TO), é defensora maior do novo texto.

Piti Em evento sábado na sede do PSDB-SP, José Serra discutiu feio com o presidente da Juventude Tucana, Paulo Mathias, partidário da pré-candidatura de Bruno Covas à prefeitura paulistana. Contrariado por ter não ter sido citado em revista sobre o Parlamento Jovem, o ex-governador se disse rompido com o grupo, que, segundo ele, estaria "se intrometendo em questões municipais".

#aeciofeelings Estimulados pela seção mineira, militantes da Juventude do PSDB de todo o país puxaram ontem corrente pela internet em solidariedade ao colega paulista inquirido por Serra.

Decibéis Disposto a dificultar a vida do PT, que planeja ocupar a vaga do vice, o cantor Frank Aguiar, na chapa reeleitoral do prefeito Luiz Marinho, o PTB vai inundar São Bernardo do Campo com adesivos do recém-lançado movimento "Fica, Frank".

Protocolo Pré-candidato do PTB à prefeitura, Luiz D'Urso será feito presidente do diretório paulistano.

-

Tiroteio

"Será que Alckmin vai dar, no caso do presidente do metrô, a mesma aula de democracia que prescreveu aos alunos que ocuparam a reitoria da USP?"

Contraponto

De olhos bem abertos

No sábado passado, durante evento de lançamento da seção paulista do Coletivo da Nova Política, liderado por Marina Silva, o engenheiro agrônomo e professor da USP José Eli da Veiga foi chamado a discorrer sobre os princípios do movimento. Ele começou por comentar o termo "sonhático", cunhado pela ex-senadora:

-Olha, eu discordo de muita coisa que está sendo dita aqui. Para começar, só sou "sonhático" quando durmo. Quando acordo, não consigo ser. É uma deformidade profissional...

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.