Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Valério foi esclarecedor, diz delegada da PF a colegas

Durante depoimento, ele falou sobre acusações que fez contra Lula em 2012

Em outro inquérito sobre o mensalão, será pedida a quebra do sigilo bancário de ex-secretário de Lula

DE BRASÍLIA

A delegada responsável pelo inquérito que investiga o elo do ex-presidente Lula com o mensalão, Andréa Pinho, considerou "esclarecedor" o novo depoimento do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza.

A expressão foi usada por interlocutores da delegada na Polícia Federal. Pinho esteve anteontem em Belo Horizonte, onde ouviu o empresário.

A razão principal para o novo depoimento era levantar detalhes sobre os supostos encontros de Valério com Lula e esclarecer possíveis contradições do empresário.

Valério já havia prestado depoimento à Procuradoria-Geral da República em setembro.

Pinho negou aos advogados de Lula acesso ao inquérito. Segundo eles, a delegada afirmou que Lula não é investigado e que o caso corre sob sigilo. A defesa estuda se recorrerá ao Judiciário para obter acesso à investigação.

As investigações do mensalão produziram diversos "filhotes". A PF em Minas pedirá a quebra do sigilo bancário de Freud Godoy, ex-secretário pessoal do ex-presidente Lula, conforme noticiou ontem o jornal "O Estado de S. Paulo".

O pedido faz parte de outro inquérito, aberto para apurar gastos das empresas de Valério, condenado pelo STF a 40 anos de prisão.

O pedido se baseia na afirmação de Valério de que repassou dinheiro a uma empresa de Godoy para bancar despesas pessoais de Lula. Paulo Okamotto, diretor do Instituto Lula, disse na época do depoimento que o valor pode ter sido usado para pagar despesas de campanha eleitoral.

A transferência já era conhecida. A CPI dos Correios, em 2005, identificou um repasse para a firma do assessor de Lula, feito em 2003. A Folha não conseguiu falar ontem com Godoy.

Em 2006, o sigilo bancário da empresa do ex-secretário de Lula foi quebrado durante inquérito da PF. A conclusão do inquérito não apontou envolvimento dele em crimes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página