Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

BC diz que crédito vai diminuir no final do ano

Diretor da instituição vê recuo da inflação

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, disse ontem que levantamento feito com 46 instituições financeiras aponta uma menor oferta de crédito neste trimestre, tanto para empresas como para pessoas físicas.

Apenas oito bancos que trabalham com crédito habitacional projetam elevar a oferta neste trimestre.

Hamilton disse que entre os fatores que levaram a essa projeção estão ações tomadas pelo BC no ano passado para restringir o crédito, que era excessivo. Com as restrições adotadas, o mercado está revendo suas expectativas.

"Nós entendíamos que o mercado de crédito era excessivo e temos observado que agora há correção no rumo."

Para o BC, as condições do crédito hoje são saudáveis, a inflação segue em ritmo decrescente e a economia deve crescer 3,5% neste ano.

Ao divulgar seu boletim regional, o BC diz que diversos indicadores sugerem moderação no ritmo de atividade, com recuo de 0,2% do Índice de Atividade do Banco no trimestre encerrado em agosto, em comparação com o concluído em maio (subiu 0,9%).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.