Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Revólver usado para matar PC sumiu em Fórum, diz promotor

Informação sobre desaparecimento da arma e de exames periciais foi dada ontem, no meio do júri de ex-seguranças

Descoberta ocorreu quando perito solicitou o revólver para fazer uma demonstração; 'É surreal', diz advogado

DO ENVIADO A MACEIÓ COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE MACEIÓ DE SÃO PAULO

A arma que matou Paulo César Farias, tesoureiro da campanha de Fernando Collor em 1989, e sua namorada, Suzana Marcolino, sumiu do Fórum de Maceió, segundo o promotor que atua no caso.

A afirmação foi feita ontem, depois que um perito pediu a arma para uma demonstração durante o julgamento de quatro réus acusados de envolvimento no caso e recebeu um revólver semelhante.

PC, morto com Suzana em 1996, foi o operador do esquema de corrupção que culminou no impeachment do ex-presidente, em 1992.

O promotor Marcos Mousinho disse que a arma do crime desapareceu durante a reforma do fórum, entre 2008 e 2010. "Sumiram também com os algodões que foram usados no exame residuográfico nas mãos das vítimas", afirmou.

Segundo o promotor, o prejuízo causado pelo sumiço da arma não é tão grande, porque a simulação pôde ser feita com um revólver similar.

Mousinho afirmou, porém, que houve "perda total" do material coletado das mãos do casal. "Não dá para reexaminar esse material", disse.

A hipótese de sumiço da arma surpreendeu a defesa dos réus. "É surreal", disse o advogado José Antônio Fragoso.

A secretária da Corregedoria do TJ disse que não poderia verificar ontem se a arma havia sido perdida e que o órgão abrirá apuração interna se o sumiço for confirmado.

O juiz Maurício Breda disse não ser possível afirmar que a arma sumiu, pois não foi informado sobre isso, e que o revólver passou pelas perícias necessárias. A apuração tem prazo de 48 horas.

PRIMEIRO LAUDO

Peritos que elaboraram o segundo laudo da morte de PC e Suzana apontaram falhas no primeiro documento, elaborado por peritos de Alagoas e por equipe do legista Badan Palhares, que na época era da Unicamp.

"Não existem provas de que a Suzana atirou contra o PC. Não existem provas de que ela se suicidou", afirmou o médico legista Daniel Muñoz, da USP, que comandou a equipe responsável pelo segundo laudo, em 1997.

Para esse grupo, houve um duplo homicídio. A perícia feita em 1996 concluiu que Suzana matou o namorado e depois se matou.

Em 1999, a Folha publicou fotos que comprovaram que Suzana tinha no máximo 1,57 m, enquanto Palhares considerava 1,67 m, embora não tenha registrado isso no laudo. A altura dela é importante para determinar a trajetória da bala. Anteontem, Badan defendeu a estatura informada.

Para os peritos do segundo laudo, não há elementos que provem que Suzana atirou. "A ausência de resíduos metálicos, a ausência de sangue na arma, a ausência de sangue na mão dela são provas de que ela não empunhou a arma", disse o perito Domingos Tochetto, integrante do segundo grupo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página