Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

PT produz análise técnica contrária à posição do governo

DE BRASÍLIA

A liderança do PT na Câmara produziu uma análise técnica sobre a MP dos Portos contrária à posição, defendida pelo Planalto, de mais abertura do sistema à iniciativa privada.

Segundo o texto, a MP é inconstitucional, "ameaça a autonomia do país" e "inviabiliza portos públicos".

Esse tipo de documento, chamado "nota técnica", é usado para orientar a liderança na votação. Ele foi produzido por Keiji Kanashiro, ex-secretário executivo do Ministério dos Transportes na gestão Lula e que hoje atua na liderança do PT na Câmara.

A nota faz duras críticas ao texto do relator, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), e aponta emendas que poderiam corrigi-lo.

Parte das emendas são as encampadas por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deputado que lidera a bancada que é contra a posição do governo de liberar o sistema para portos privados.

Na nota, são apontadas distorções como benefícios concedidos apenas para terminais em portos privados. Outro trecho diz que o texto cria facilidades para portos privados que poderão criar cartel de empresas operadoras de navios.

A Folha tentou falar com Kanashiro e com o líder do PT na Câmara, José Guimarães (PT-CE), mas eles não responderam às ligações.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página