Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

Ameaça de recessão econômica transfere pressão do Banco Central para a Fazenda

SHEILA D´AMORIM
VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA

Apesar do empenho em bancar um ajuste fiscal no curto prazo, o governo pouco fez ao longo do ano no enfrentamento de questões estruturais

O corte mais acelerado dos juros no segundo semestre deste ano transferiu do Banco Central para o Ministério da Fazenda o foco de tensão na área econômica.

Até há pouco tempo, as críticas e pressões eram primeiramente endereçadas aos diretores do BC -são eles que têm o poder de definir o rumo dos juros no país, principal instrumento de política monetária e de mais fácil percepção no bolso do cidadão.

Com a taxa em queda desde o final de agosto, as expectativas voltaram-se para a Fazenda. Isso porque cabe ao ministro Guido Mantega e à sua equipe a responsabilidade de criar o ambiente econômico para garantir que os juros continuem caindo, caso o crescimento da economia despenque no ano que vem.

Para combinar juros em queda com inflação sob controle, é preciso que outras variáveis sejam ajustadas pelo governo. O controle das contas públicas é a primeira e mais importante delas.

A presidente Dilma tem sinalizado que está determinada a manter uma economia grande o suficiente para que as despesas estejam controladas e não sirvam de combustível para inflação.

Neste ano, graças ao aumento da arrecadação, o ajuste parece garantido. O mercado, porém, tem dúvidas sobre o futuro das contas públicas no próximo ano.

Analistas questionam se a economia irá crescer em 2012 o suficiente para o governo manter sua receita em alta num período em que as despesas tendem a ser mais elevadas do que neste ano.

Afinal, o governo já contratou um aumento significativo dos gastos públicos por conta do reajuste do salário mínimo na casa dos 14%, além das desonerações de impostos já decididas.

O Planalto trabalha com um crescimento de 4% da no ano que vem. O mercado aposta em 3,5%. Previsões feitas num cenário de total incerteza sobre o destino da economia internacional.

REFORMAS

Apesar do empenho em bancar um ajuste fiscal no curto prazo, o governo pouco fez ao longo do ano no enfrentamento de questões estruturais que podem contribuir para um melhor gerenciamento das despesas.

Entre essas questões estão a aprovação de mecanismo de redução das despesas com a folha de pagamento do funcionalismo e mudanças na previdência do setor público.

No discurso, esses temas eram prioridade. Na prática, ficaram quase esquecidos.

Só na reta final do ano o governo acordou para a votação no Congresso do fundo de previdência dos servidores, que sinalizará uma redução do deficit no setor no futuro.

O foco no curto prazo levou a uma correria no final do ano para aprovar a DRU (Desvinculação das Receitas da União), mecanismo que permite ao governo gastar livremente 20% da sua receita.

Para uma medida considerada prioritária pelo Planalto, ela entrou na ordem do dia muito tarde.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.