Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Comissão da Verdade pedirá que empresas sejam responsabilizadas

Objetivo é que funcionários prejudicados possam ser indenizados

DE SÃO PAULO

A Comissão Nacional da Verdade vai estudar caminhos legais para a responsabilização de empresas que perseguiram funcionários durante a ditadura militar (1964-1985).

O objetivo é que trabalhadores que se sentiram prejudicados, por exemplo proibidos de participar de greve ou demitidos do motivos políticos, possam ser indenizados.

Entre as empresas, estariam estatais como Petrobras e Correios, ex-estatais como Embraer e CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), e privadas como Volkswagen.

A informação foi divulgada ontem pela coordenadora da comissão, Rosa Cardoso, e pelo grupo de trabalho sobre repressão a sindicalistas.

"Vamos ter que construir uma estratégia para conseguir isso", disse Cardoso. Se o grupo concluir que essas empresas devem ser responsabilizadas, isso constará em sua lista de recomendações.

Até o momento, no Brasil, não há casos de empresas responsabilizadas por atos na ditadura, mas a comissão se baseará em casos recentes na Argentina e na Alemanha, onde empresas foram responsabilizadas por sua atuação na ditadura e no regime nazista.

A assessoria de imprensa dos Correios afirmou que a empresa está "à disposição para contribuir" com a comissão. A Volkswagen disse que "não dispõe de informações para comentar o assunto". As demais empresas não responderam até a conclusão desta edição.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página