Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Mulher de areia ganha saia para ficar perto de escultura do papa

DO RIO

Do Vaticano para a praia de Copacabana. Prestes a chegar ao Rio, o papa Francisco ganhou duas estátuas moldadas com água e areia do badalado point da zona sul carioca. E, em sinal de respeito, uma escultura vizinha, em forma de mulher, teve as nádegas cobertas.

A estátua de uma mulata de costas --com peruca preta cacheada e tudo-- ganhou o adorno de uma saia curta. No local, tais esculturas tradicionalmente exibem biquínis --e bem pequenos.

"Fiz em respeito ao papa. Não cabia deixar como estava", conta Ubiratan dos Santos, 60, o Bira, artista que trabalha nas praias cariocas esculpindo imagens na areia há duas décadas.

ALTAR DE AREIA

Para acompanhar a estátua do papa, Bira fez outras. Há Nossa Senhora Aparecida, ao lado de uma igreja, e uma escultura com o símbolo da Jornada Mundial da Juventude, megaevento que trará Francisco ao Rio na semana que vem.

A escultura do papa recebeu um tratamento especial para se manter intacta até a visita do sumo pontífice. O manto foi tingido de branco, e toda a estátua recebeu uma aplicação de resina.

"Pode cair a chuva que for que ela ficará de pé", afirmou o artista.

Ao lado da escultura, estava ainda outra do Cristo Redentor por sobre o Corcovado. Mas essa já estava no local antes da do papa chegar.

A proximidade da vinda de Francisco ajudou o artista, que diz ter visto seu faturamento dobrar. "As pessoas parecem estar mais generosas", afirma.

O papa ganhou também outra escultura em areia num outro ponto da orla de Copacabana, mas nesse não havia mulheres a serem cobertas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página