Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dilma muda discurso sobre os boatos do Bolsa Família

Após criminalizar rumores, petista diz agora que 'ninguém sabe' o que ocorreu

Presidente dribla manifestações em evento no Ceará e promete 'aperfeiçoar' programa social

DE FORTALEZA

Após ter afirmado que os boatos sobre o fim do programa Bolsa Família eram "criminosos e desumanos", a presidente Dilma Rousseff disse ontem, em Fortaleza (CE), que "ninguém sabe direito" a causa da falsa notícia, que provocou corrida às agências da Caixa nos dias 18 e 19 de maio.

Na semana passada, a Polícia Federal concluiu inquérito sobre o caso afirmando que "fatores desassociados" provocaram a onda de boatos, dentre os quais a antecipação do calendário de pagamento do programa pela Caixa.

Questionada em entrevista se o banco havia sido responsável por provocar os boatos, Dilma afirmou que "a avaliação da PF é no sentido de que as mudanças no processo levaram a uma situação que facilitou um movimento de corrida à Caixa".

"Agora, ninguém sabe direito, nem a Polícia Federal conseguiu detectar a causa real. O que a investigação acha é que isso poderia ter contribuído, é um dos fatores, mas não é uma explicação conclusiva", disse a petista.

A presidente afirmou que o Ministério do Desenvolvimento Social está tomando medidas para aperfeiçoar o programa, sem dar detalhes.

A Caixa só admitiu que havia antecipado o pagamento após revelação da Folha. Inicialmente, o banco havia sustentado que liberou os benefícios depois dos boatos.

PROTESTOS

Pela manhã, a presidente enfrentou protestos de grupos de índios, médicos, ambientalistas, religiosos e até policiais durante inauguração de duas estações do metrô na capital cearense.

A petista disse que a onda de manifestações ocorre por causa de "uma característica humana" de "cada vez querer mais".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página