Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O papa no Brasil

Francisco reverencia Nossa Senhora e diz que voltará em 2017

Em sua primeira missa pública no país, papa faz sermão simples e se emociona diante de imagem em Aparecida

Pontífice celebra fé dos romeiros e relembra resultados da conferência dos bispos da América Latina

DO ENVIADO ESPECIAL A APARECIDA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em sua primeira missa pública no país, celebrada ontem em Aparecida (a 180 km de São Paulo), o papa Francisco confirmou sua vocação de atuar como pároco de todos os católicos numa homilia simples, que poderia ter sido pronunciada por qualquer padre na missa de domingo.

Como o cenário era o maior santuário dedicado à Virgem Maria no Brasil, as referências a Nossa Senhora foram centrais tanto nas leituras de trechos da Bíblia feitas durante a celebração quanto na fala do sumo pontífice. Antes, ele já havia venerado a imagem da santa numa cerimônia reservada a religiosos, durante a qual se emocionou.

Francisco sempre menciona as orações que faz a Maria, tendo sido responsável por trazer para a América Latina um dos mais populares cultos a ela hoje, o de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Ao aparecer para os fiéis no Vaticano, logo após sua eleição, disse que uma de suas primeiras ações seria pedir à Virgem que protegesse o povo romano, fato que ele recordou no sermão em Aparecida.

Francisco arrematou sua homilia com uma última imagem mariana, a do milagre que Jesus faz a pedido de sua mãe durante um casamento, transformando a água em vinho de excelente qualidade (melhor do que aquele que estava sendo servido antes) no Evangelho de João.

"Deus sempre surpreende, como o vinho novo, no Evangelho que ouvimos. Deus sempre nos reserva o melhor. Mas pede que nos deixemos surpreender pelo seu amor, que acolhamos as suas surpresas", disse.

E quanto à faceta "papa dos pobres" de Francisco? Ela esteve no presente no discurso, ainda que de modo sutil, quanto o pontífice recordou sua passagem anterior por Aparecida, há seis anos, durante a reunião geral dos bispos da América Latina. O então cardeal Jorge Bergoglio ajudou a coordenar os trabalhos e disse que os resultados só foram tão frutíferos por causa de seu encontro com "a fé simples dos romeiros".

RETORNO

O papa prometeu retornar a Aparecida em 2017, quando se festejam 300 anos desde que a imagem de Nossa Senhora foi encontrada por pescadores. O anúncio foi feito na saudação ao público.

Francisco chegou de avião pela manhã ao aeroporto de São José dos Campos (SP), vindo da Base Aérea do Galeão (Rio), e dali seguiu de helicóptero a Aparecida.

Segundo a organização, cerca de 200 mil fiéis foram à basílica --total superior ao atraído por Bento 16, que em sua visita de 2007 levou cerca de 150 mil ao local.

Conforme o cálculo do Datafolha, se a área da basílica onde foi realizada a missa estivesse plenamente tomada com a concentração média dos grandes eventos (de 1,8 a 2,1 pessoas por m²), o público atingiria 300 mil pessoas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página