Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O papa no Brasil

Mídia americana critica tropeços do Rio

Reportagem do 'New York Times' destaca papa preso no trânsito, pane no metrô e conflito entre PM e manifestantes

Em Chicago, que perdeu para o Rio disputa pelos Jogos de 2016, jornal estampou em sua capa 'perdemos para isso?'

DE SÃO PAULO

Em reportagens publicadas ontem, jornais americanos fizeram críticas à série de tropeços que envolveram o governo e a Prefeitura do Rio durante a visita do papa Francisco à cidade para a Jornada Mundial da Juventude.

Texto do correspondente do "New York Times" no Brasil, Simon Romero, destacou o momento em que o papa ficou preso no trânsito do Rio logo depois de sua chegada, na segunda-feira, e a pane que parou o metrô por duas horas na terça-feira, dia da abertura oficial da Jornada.

O "NYT" mencionou ainda os protestos da segunda em frente ao Palácio Guanabara --que acabaram em confronto entre policiais e manifestantes-- e as críticas à maneira como o governo de Sérgio Cabral (PMDB) vem lidando com as manifestações.

"Nosso governador é um idiota", disse ao jornal americano o advogado Robson Lopes Landaw, 56. "Há uma torneira aberta de dinheiro entrando no país, mas ele é mal administrado", afirmou o advogado, em referência aos eventos esportivos que o Brasil sediará --a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016.

O "NYT" ouviu também o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), que disse que qualquer explicação dos erros seria "inútil" e pediu desculpas.

A dúvida sobre a capacidade brasileira de sediar a Copa e a Olimpíada foi abordada também por um jornal de Chicago, cidade dos EUA que perdeu para o Rio a disputa para receber os Jogos de 2016.

Em sua capa de ontem, o "Chicago Sun-Times" publicou foto dos conflitos no Rio com a pergunta "perdemos para isso?", e um de seus colunistas escreveu que o Comitê Olímpico Internacional devia se arrepender da escolha.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página