Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ministério afirma que mudança não aumentará gastos

DO RIO DO ENVIADO AO RIO

As Forças Armadas gastaram R$ 27 milhões com os preparativos para o evento não realizado em Guaratiba, na zona oeste do Rio, e com a ida do papa Francisco a Aparecida (SP).

O Ministério da Defesa afirma que não haverá aumento de gastos devido à mudança da programação prevista em Guaratiba para Copacabana. Informou que a alimentação que seria preparada em Guaratiba, por exemplo, agora será levada para os quartéis no centro e na zona sul da capital.

O caos no transporte coletivo carioca na terça-feira, dia de abertura da Jornada, mostrou falhas na estrutura técnica e de logística da cidade durante o evento católico.

Com o metrô parado por duas horas devido a uma pane elétrica, peregrinos se amontoaram em ônibus superlotados e não havia táxis na região de Copacabana.

Em entrevista à Folha, o secretário municipal de Transportes, Carlos Osório, admitiu a falha, mas disse que foi um episódio pontual. Argumentou que, diante do tamanho de um evento como a Jornada Mundial da Juventude, é inevitável aglomerações no transporte coletivo.

"Quando você desloca mais de 1 milhão de pessoas, é fisicamente impossível não ter fila", disse.

Os erros que levaram o papa Francisco a ficar preso no trânsito na segunda-feira, por exemplo, envolveram a Polícia Federal, a prefeitura, e a segurança do próprio papa Francisco.

Para o secretário de Transportes, é preciso dividir a responsabilidade pelo ocorrido. "A culpa é de todos os entes públicos. Não pode ser na conta de A ou B".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página