Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pontífice repete João Paulo 2º e posa com cocar

DO RIO

Repetindo o gesto de João Paulo 2º, o papa Francisco chegou a colocar um cocar na cabeça durante a cerimônia com políticos, empresários, artistas e religiosos ontem, no Theatro Municipal, no Rio.

Ao fim do ato, um jovem índio tirou seu cocar e o estendeu na direção do papa. Francisco, sorridente, posou para fotos e colocou o adereço de volta no rapaz. A plateia aplaudiu.

"Meu tio deu o cocar para o papa. A gente se sente muito honrado por entregar a ele um símbolo da nossa cultura", disse Tinguí Pataxó, 15, que mora numa aldeia no sul baiano.

O gesto do papa, disse, fez o grupo se sentir "valorizado". "Em meio a tanta discriminação contra o nosso povo, a gente se sentiu muito valorizado."

O grupo da etnia pataxó foi orientado a vestir camisetas da Jornada para entrar no local. Eles chegaram a vesti-las, mas tiraram as peças quando se dirigiram ao camarote onde assistiram à cerimônia.

Não faltaram, porém, críticas à organização da Jornada, avaliada como péssima pelo padre Jesus Hortal, ex-reitor da PUC-Rio. "O Rio não tem infraestrutura. Sempre achei que o problema seria a logística."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página