Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Em missa, papa exorta sacerdotes a priorizar favela

'Dogmas modernos' ocuparam o lugar de idoso, filho indesejado e pobres, diz papa

DO ENVIADO AO RIO

Em missa para o clérigo na Catedral Metropolitana do Rio na manhã de ontem, o papa Francisco criticou os "dogmas modernos" da eficiência e do pragmatismo e exortou seus sacerdotes a priorizar a favela.

"Infelizmente, ganhou espaço a cultura da exclusão, a cultura do descartável. Não há lugar para o idoso nem para o filho indesejado. Não há tempo para se deter com o pobre caído à margem da estrada. Às vezes parece que, para alguns, as relações humanas sejam regidas por dois dogmas modernos: eficiência e pragmatismo", disse.

Dirigindo-se aos religiosos, o papa Francisco pediu-lhes que "tenham a coragem de ir contra a corrente" e de promover a "cultura do encontro".

O pontífice voltou a defender que a Igreja Católica busque a "periferia": "Pensemos a pastoral a partir da periferia, daqueles que estão mais afastados, daqueles que habitualmente não frequentam a paróquia".

Ao pregar atenção aos pobres, citou frase de Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), conhecida pelo trabalho social: "É nas favelas, nos cantegriles', nas villas miseria', que nós devemos ir procurar e servir a Cristo. Devemos ir a eles como o sacerdote se aproxima do altar, cheio de alegria".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página