Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Papa diz que sempre carregou sua própria bagagem de mão

DO ENVIADO ESPECIAL A ROMA

A bordo do "volo papale", o papa Francisco disse ter ficado surpreso com a repercussão mundial da fotografia em que ele aparece descendo de uma aeronave carregando sua própria maleta de couro preta, já bastante usada.

Questionado sobre a razão de carregar pessoalmente sua bagagem de mão, em vez de deixá-la com seus colaboradores, Francisco respondeu que sempre leva suas coisas.

"Eu sempre fiz isso. Quando viajo, levo minhas coisas. E, dentro, o que tem? Um barbeador, um breviário [livro de liturgia], uma agenda. Tinha um livro para ler, sobre Santa Terezinha. Sou devoto de Santa Terezinha. Eu sempre levei a minha maleta. É normal. Temos de ser normais", acrescentou.

Ao repórter que o questionou, o papa disse: "É um pouco estranho isso que você me diz, que a foto deu a volta ao mundo. Mas temos de nos habituar a sermos normais, à normalidade da vida".

Em relação ao conteúdo da maleta, sobre o qual foram levantadas diversas hipóteses, o papa brincou: "Não tinha a chave da bomba atômica".

No exterior, seus sapatos pretos comuns --que contrastam com os mocassins vermelhos da marca Prada usados por seu antecessor Bento 16-- também chamaram a atenção dos meios de comunicação.

Ao descer em Roma ontem, às 11h25 (6h25 no horário de Brasília), o papa desceu a escada do avião carregando a sua maleta preta. Em seguida, ele seguiu de helicóptero até o Vaticano.

Pelo Twitter, o papa mandou uma mensagem: "Estou de volta à casa, e lhes asseguro que a minha alegria é muito maior que o meu cansaço!"


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página