Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Questão de gênero

Um dos fatores que contribuíram para reabrir a disputa pelo cargo de Roberto Gurgel foi a vontade de Dilma Rousseff de nomear uma mulher procuradora-geral da República. O desejo esbarra no fato de o primeiro nome da lista tríplice ser Rodrigo Janot. A presidente teme que, se não respeitar a ordem estabelecida em votação interna do Ministério Público, dê margem a mais polêmicas justamente às vésperas da retomada do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal.

-

Sabatina Para formar sua convicção, Dilma pediu aos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) que entrevistassem Janot, Deborah Duprat e Ela Wiecko sobre o que pensam sobre questões de fundo e também corporativas.

Onde pega Nas entrevistas, os emissários da presidente questionam os candidatos sobre o que dizem de privilégios dos procuradores, como licenças-prêmio e férias de 60 dias. Duprat, a primeira a ser sabatinada, disse estar disposta a discutir esses temas caso nomeada.

Preparando... Joaquim Barbosa enviou ofício circular ontem aos ministros do STF com cópia dos relatórios sobre embargos de declaração do mensalão, além da decisão dos embargos infringentes referentes à posição do presidente dada monocraticamente, em maio, rejeitando os recursos.

... terreno Para integrantes da corte, o documento enviado pela secretaria-geral é um sinal de que Barbosa planeja levar a plenário a análise dos recursos infringentes, que podem abrir um novo julgamento, junto aos primeiros embargos de declaração.

Apelo Ministro do STF procurou o presidente da corte pedindo que ele antecipe a análise do embargo infringente, antes dos demais.

Guru Desgastado após a série de protestos no Rio, Sérgio Cabral (PMDB) tem mantido contato frequente com o ex-presidente Lula.

Gradual Irritados com a animosidade do PT do Rio em relação a Cabral, dirigentes do partido deram a ordem: não haverá rompimento brusco com o governador, mas uma "separação amigável".

Com... Entre o material apreendido pelo Cade nas sedes das empresas investigadas por formação de cartel em contratos de trem e metrô em São Paulo, está uma pasta com a etiqueta "E-mails trocados", referente a licitações de manutenção de trens da série 2000 da CPTM.

... lupa Também foram coletados envelopes com informações sobre a manutenção de trens da série 5000 e papéis referentes à concorrência para a linha 5 do metrô.

Mercado O Cade aprovou em 2009 a formação de consórcio entre Siemens e Alstom para a serviços na linha 1 do metrô paulista. O relator era Olavo Chinaglia, filho de Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Consultório Kátia Abreu (PSD-TO) interrompeu reunião na Câmara para entregar exames a Ronaldo Caiado (DEM-GO), "o melhor ortopedista do país", segundo ela, pois estava sem caminhar. Colegas fizeram piada sobre o goiano: "pare de pedir urgência em votações e passe a dar consultas de urgência".

Prevenção 1 Grupos empresariais que já detêm terminais portuários e estão interessados em participar das novas concessões encomendaram estudos para encaminhar ao governo.

Prevenção 2 Os pareceres são contrários à ideia de setores do governo de restringir a participação de grupos que já exploram áreas nos mesmos portos organizados.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

-

tiroteio

"Na privatização da telefonia, o PSDB atuou no limite da irresponsabilidade'. No caso do metrô, o partido resolveu liberar o cartel."

DO DEPUTADO FEDERAL JOSÉ MENTOR (PT-SP), sobre as investigações de formação de cartel em licitações de metrô e trem do governo de São Paulo.

-

contraponto

Cada um na sua

Em discurso durante um evento do governo de São Paulo, com a participação de ex-governadores, na segunda-feira, o deputado estadual João Caramez (PSDB) os descreveu como "homens honestos e trabalhadores". Salientou, porém, que são "pessoas com perfis diferentes":

--O doutor Geraldo Alckmin todo mundo conhece, a população gosta de estar junto. Já o Alberto Goldman é essa pessoa despojada. E o José Serra, dizem que é sisudo, muito sério.

Serra cochichou com Goldman:

--Sobrou para mim...


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página