Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Repasse do IPI menor depende de cada lojista

Varejo promete reduzir preço da linha branca

DE SÃO PAULO

A desoneração de geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos entre dezembro e março deve baratear os produtos, elevar as vendas e estimular a produção. Qual vai ser a queda dos preços e o impacto total para a indústria, porém, é incerto.

A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para o varejo é imediata, mas o repasse para o preço dependerá de cada lojista.

Logo após o anúncio do governo, varejistas já anunciavam redução. O Walmart disse que repassará integralmente a queda do tributo.

O Grupo Pão de Açúcar também. "Além do IPI menor, vamos aproveitar para dar um desconto, vender um pouco mais e trazer mais gente para a loja", disse o vice-presidente de varejo do grupo, Jose Roberto Tambasco.

Para o consultor do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) Julio Gomes de Almeida, o pacote de estímulo do governo, somado à redução dos juros, deve elevar a taxa de crescimento da indústria no próximo ano de 3% para 4%.

Já para Wemerson França, economista da LCA Consultores, a redução do IPI deve antecipar compras previstas para todo o ano de 2012: "Não se pode garantir que as medidas gerarão crescimento".

(MARIANA SCHREIBER, TONI SCIARRETTA E MARIANA CARNEIRO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.