Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Cubanos na veia

A decisão de trazer 4.000 médicos cubanos para atuar no país foi tomada por Dilma Rousseff para colocar o Mais Médicos rapidamente "de pé'', nas palavras de um interlocutor palaciano. A avaliação é que, com a adesão a conta-gotas de espanhóis e argentinos, o programa só mostraria resultados a médio prazo. Como Dilma está convencida em transformá-lo em uma das marcas de sua gestão, os cubanos voltaram ao foco para garantir a rápida ida de médicos ao interior.

-

Medalhão 1 O advogado Torquato Jardim, ex-ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), será o responsável pelo processo de registro nacional da Rede.

Medalhão 2 O partido de Marina Silva buscava um expoente do direito eleitoral para tentar impulsionar a criação da legenda, que enfrenta dificuldades nos cartórios.

Alta frequência Nas viagens que fará pelo Brasil até o fim do ano, Aécio Neves (PSDB) dará entrevistas a rádios locais e à imprensa regional. Os canais do partido nas redes sociais também farão uma cobertura intensiva dos roteiros do senador.

Pit stop Aécio tem encontro marcado hoje com Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo. Também deve se reunir com outros tucanos paulistas antes do giro que fará pelo interior.

Prévia... Entre os eleitores que dizem simpatizar com o PSDB, Aécio leva ligeira vantagem sobre José Serra, com quem pode disputar a candidatura presidencial. Segundo o último Datafolha, quando estão em cenários diferentes, Aécio tem 39% entre os tucanos, e Serra, 35%.

... da prévia Em dois cenários em que a dupla se enfrenta, o mineiro também aparece à frente. Com Dilma no páreo, o senador tem 34%, e Serra, 31%, o que mostra empate técnico. Contra Lula, o senador vai a 31% e o ex-governador paulista tem 24%.

De saída Na conversa que teve ontem com Dilma, Sérgio Cabral (PMDB) confirmou que deixará o governo do Rio no começo de janeiro para dar tempo para o vice, Luiz Fernando Pezão, se tornar conhecido e competitivo para disputar a reeleição.

Como... Integrantes da Polícia Federal estranharam o fato de o procurador Rodrigo de Grandis ter citado, ao devolver o inquérito do caso Alstom para novas diligências, que a peça foi relatada de maneira prematura.

... assim? Membros do órgão dizem que o procurador está com o inquérito desde agosto de 2012 e acompanhou toda a investigação. Eles afirmam que De Grandis poderia ter oferecido denúncia, promovido o arquivamento ou requerido novas diligências há um ano.

Tecla SAP O sistema de atendimento ao cidadão do Supremo Tribunal Federal recebeu um pedido para que a corte explique o significado da palavra "chicana", usada por Joaquim Barbosa.

Sinal Integrantes do STF observaram que, ao votar ontem nos embargos do ex-deputado Bispo Rodrigues, Teori Zavascki demonstrou que poderá rever eventuais erros do julgamento na fase de revisão penal, ainda que não tenha seguido o voto de Ricardo Lewandowski.

Símbolo A pedido de Renan Calheiros (PMDB-AL), Dilma vai terça-feira ao Senado receber o relatório da CPI da violência contra a mulher.

Jeitinho Geraldo Alckmin (PSDB) anuncia hoje um aditivo de cerca de R$ 1 bilhão ao contrato do Ferroanel, mas o dinheiro deve ser aplicado no Rodoanel. O atalho será apresentado como uma medida de "sinergia".

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

-

tiroteio

"Num governo repleto de pinóquios, causa até espanto encontrar um ministro supersincero, que admite os problemas da economia."

DO DEPUTADO RUBENS BUENO (PPS-PR), sobre a declaração de Manoel Dias (Trabalho) de que a queda no emprego reflete previsão de alta do PIB de só 2%.

-

contraponto

Garantia divina

O governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) usou seu repertório de católico para atestar a solidez da parceria público-privada para o abastecimento de água do oeste da região metropolitana de São Paulo.

O tucano fez uma brincadeira com o nome do projeto, Sistema São Lourenço, e com a presença de João Paulo Tavares Papa, diretor da Sabesp.

--Estamos fazendo a segunda PPP para abastecimento de água. Tem que dar certo porque o diretor é Papa e o sistema é o São Lourenço. Mais protegido impossível! -- disse o governador.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página