Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

PT e três siglas aliadas oficializam proposta de plebiscito na Câmara

DE BRASÍLIA

O PT e outros três partidos aliados oficializaram ontem na Câmara uma proposta de plebiscito para reforma política que já nasce com oposição do PMDB e de ao menos outras sete siglas.

Trata-se de um remendo em relação à proposta original da presidente Dilma Rousseff, feita no calor das manifestações de rua, e que já foi rejeitada antes mesmo de começar a tramitar.

A proposta de Dilma levaria cinco questões à população. Essa, criada do zero por PT, PSB, PDT e PC do B --e que teve a coleta de 188 assinaturas--, apresenta três, sendo que apenas uma delas, sobre a forma de financiamento de campanhas, estava na lista original do Planalto.

As outras duas são: todas as eleições, de vereador a presidente, realizadas no mesmo ano; e a possibilidade de a população opinar, via internet, sobre projetos de lei.

O PMDB decidiu patrocinar outra proposta, que de tão ampla --são 25 perguntas, longe de consensuais no Congresso-- também se torna de improvável aprovação.

"Vamos protocolar a proposta já, para que elas tramitem em conjunto", afirmou o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ). "A chance de o PT conseguir aprovar essa proposta é a mesma de o sargento Garcia prender o Zorro", disse.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página