Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Segurança do Planalto usará rastreador para seguir Dilma

FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

A partir de 2012, a presidente Dilma Rousseff e o vice Michel Temer terão uma rotina ainda mais vigiada.

Veículos e agentes de segurança do Palácio do Planalto estarão equipados com rastreadores para monitorar todos os passos, em tempo real, dos dois mandatários, além de seus familiares.

Na última quinta-feira, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) lançou edital de licitação para a compra de 62 rastreadores que, por meio de sinal de celular ou satélite, irão repassar para uma central todas as informações sobre a posição geográfica das autoridades.

Hoje, os agentes se comunicam por meio de rádio.

As exigências para a compra são extensas. Parte dos rastreadores, por exemplo, deverá ter cobertura em todo o território nacional e a América do Sul.

Os aparelhos devem ser à prova d'água e ter bateria com duração de no mínimo 24 horas. A informação terá de ser criptografada.

Todos os rastreadores devem ser discretos o suficiente para passar despercebidos no bolso ou presos no paletó dos agentes, mas eles também poderão ser instalados nos carros da segurança presidencial -segundo o GSI, os veículos não possuem atualmente um sistema de rastreamento veicular.

Cerca de 35 servidores devem ser treinados para fazer a manutenção, operação e gerenciamento do sistema, que estará em funcionamento já no primeiro semestre do ano que vem, segundo o edital. O custo estimado do sistema é de R$ 455,7 mil.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.