Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise - Pronunciamento

Discurso expõe confiança no refluxo das manifestações

Fala de Dilma mostra crença de que ruas não formaram agenda coerente

IGOR GIELOW DIRETOR DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O discurso do Sete de Setembro de Dilma Rousseff indica que o governo confia no refluxo das manifestações de rua que agitaram junho.

Dilma falou um pouco de tudo, utilizando as ferramentas convencionais da política: exagerar os pontos positivos, admitir levemente os problemas para sugerir humildade e enrolar no resto.

Na economia, ignorar as previsões de desaceleração daqui a para a frente é do jogo político. Dar a impressão que o surpreendente bom resultado do segundo trimestre implica sermos mais pujantes que a Alemanha, contudo, parece um pouco demais.

Os próprios manifestantes são uma citação breve, quando Dilma diz fazer autocrítica e reconhece que serviços públicos são deficientes. Só para, em seguida, enumerar supostas realizações.

Essa deferência lateral aos protestos demonstra que o Planalto acredita que a difusão das demandas das ruas de junho não formou uma agenda coerente a ser respondida de forma objetiva.

Em troca, fala-se genericamente nos tais "pactos", que abordam de tudo um pouco. A ideia de um plebiscito sobre reforma política, vendida pelo marqueteiro João Santana como a "porta de saída" da crise, sublimou-se e tornou-se piada em Brasília.

As outras agendas seguem como cartas genéricas de intenção. A única coisa que realmente saiu do papel, o programa Mais Médicos, ainda está para ser provado como política pública.

Como peça de campanha, a ênfase de Dilma nele mostra que suas pesquisas internas sugerem aceitação da população.

Tal abordagem conservadora pode se mostrar correta, mas o fato de o Planalto trabalhar com um dia mais explosivo de manifestações hoje demonstra que ela é, no fundo, uma grande aposta.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página