Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Maioria do TSE dá aval à criação de partido

PROS já obteve 5 votos favoráveis a seu registro

DE BRASÍLIA

A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral votou na noite de ontem a favor da criação do PROS (Partido Republicano da Ordem Social), o que deve abrir a temporada de troca-troca dos políticos entre os partidos.

A ministra Luciana Lóssio pediu vista do processo antes da conclusão do julgamento, mas cinco dos sete integrantes da corte votaram a favor do concessão do registro.

O caso deve voltar à pauta do tribunal na quinta, mas dificilmente haverá mudança do resultado, já que para isso ministros teriam que alterar os seus votos já dados.

Provavelmente a 31ª legenda do país, o PROS espera filiar cerca de 20 deputados federais que, insatisfeitos em suas agremiações, podem encontrar na até agora nanica sigla a solução para mudarem lado sem serem punidos por infidelidade partidária.

De acordo com a legislação atual, a troca de partido pode resultar na perda do mandato, salvo algumas exceções, entre elas a migração para uma nova legenda. A troca tem que ocorrer até 5 de outubro, prazo limite para aqueles que pretendem disputar a eleição de 2014.

O PROS começou a ser criado em 2010 pelo ex-vereador de Planaltina (GO) Euripedes Júnior e, apesar de se declarar independente, tende a ser formado por políticos alinhados ao governo federal.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página