Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ex-senadora mantém sob sigilo renda de palestra

RUBENS VALENTE DE BRASÍLIA

A ex-senadora Marina Silva mantém sob sigilo os valores que recebe por palestras para empresas e associações, apontadas como principal fonte de renda desde que deixou o Senado, em 2011.

Levantamento feito pela Folha na internet identificou 50 palestras feitas por Marina desde junho de 2012. A Folha localizou os organizadores de 35 desses eventos, e somente um aceitou discutir os valores pagos à ex-senadora.

O Conselho Federal de Contabilidade afirmou ter desembolsado R$ 33 mil para que Marina participasse de um congresso realizado pela organização no ano passado.

Um diretor da Faculdade Ipanema, de Sorocaba (SP), onde Marina proferiu palestra em agosto, disse que a própria ex-senadora pediu para não ter seu cachê divulgado para a imprensa.

A assessoria de Marina afirma que ela costuma assinar contratos com cláusula de confidencialidade e por isso não discute os valores que recebe nem revela seus clientes. Segundo a assessoria, Marina fez 57 palestras remuneradas desde 2012 e 141 gratuitas.

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, que também cobram por palestras, mantêm igualmente em segredo os valores que recebem e a identidade dos clientes.

Em entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura, em fevereiro, Marina disse que só cobrou por "16 ou 17" das 117 palestras feitas em 2012.

"Eu não faço divulgação, não tenho um site divulgando que faço palestras, não tenho uma tabela de preços", afirmou a ex-senadora no programa. "As pessoas acham que é justo [me remunerar]."

No período pesquisado pela Folha, Marina fez palestras em 11 Estados, no Distrito Federal e em seis países: Argentina, Canadá, Chile, Costa Rica, Reino Unido e França.

A assessoria de Marina defendeu o sigilo que ela mantém sobre o assunto. "Confidencialidade não se opõe a transparência", afirmou. "Por maior que seja a transparência exigida pela regulamentação em vigor para as companhias de capital aberto, não há publicidade dos termos dos contratos firmados para o desenvolvimento das atividades empresariais."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página