Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mensalão

Supremo deve encerrar processo de 13 réus neste mês, indica Barbosa

DE BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, disse ontem que, após a análise do segundo lote de recursos a ser apresentado por parte dos réus do mensalão, a tradição da corte é encerrar o processo --o deve levar à prisão de condenados. Entre eles estão Roberto Jefferson e os deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT).

"Essa é a tradição do tribunal", disse Barbosa ontem. Nesta fase do julgamento há dois grupos de réus. Um deles, em que estão 13 dos 25 condenados, deve ver seus processos concluídos neste ano. O outro, em que estão o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha e o operador do esquema, Marcos Valério, só deve ter seus casos encerrados em 2014.

Ontem foi publicado no "Diário da Justiça Eletrônico" o documento que resume o que foi decidido no julgamento do primeiro lote de recursos. Hoje sairá a íntegra das discussões e dos votos. Com isso o acórdão estará completo e as defesas terão cinco dias, a partir de amanhã, para apresentar os embargos de declaração. Segundo Barbosa, estes recursos devem ser julgados neste mês. Com isso, será possível ordenar a prisão dos condenados.

O outro grupo --que inclui Dirceu-- tem direito aos embargos infringentes, que podem reverter condenações. As defesas têm 30 dias a contar de sexta-feira para apresentar recursos. O julgamento só deve acontecer no ano que vem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página