Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

PF deve levar presos a Brasília até amanhã

Valério e seus ex-sócios devem ficar no presídio da Papuda, e Dirceu e Genoino, no Centro de Progressão Penitenciária

O presidente do STF, Joaquim Barbosa analisa os recursos dos demais réus para fixar o regime inicial da pena

DE BRASÍLIA

Dez dos 12 condenados que tiveram a prisão determinada pelo Supremo Tribunal Federal já se entregaram à Polícia Federal e devem ser levados a Brasília até amanhã.

Ainda faltavam se entregar os petistas Delúbio Soares e Henrique Pizzolato. Delúbio afirmou, por meio de seu advogado, que vai se apresentar hoje pela manhã à PF. Pizzolato avisou que fará o mesmo.

O primeiro a se apresentar foi o ex-presidente do PT José Genoino. Até a conclusão desta edição mais oito se entregaram à PF --que recebeu os mandados na tarde de ontem e deflagrou a operação para prender os condenados.

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu se entregou em São Paulo. Em Brasília se apresentou o ex-tesoureiro do PL (hoje PR) Jacinto Lamas. Em Belo Horizonte se entregaram Marcos Valério de Souza, seus ex-sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, a ex-diretora da agência SMPB Simone Vasconcelos, o ex-deputado federal Romeu Queiroz, a ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello e o ex-vice-presidente do Banco Rural José Roberto Salgado.

A expectativa é de que a PF leve até amanhã os presos que foram recolhidos em cada Estado para o Distrito Federal em aviões de sua frota.

Devido a uma decisão do STF, o juiz de execuções penais de Brasília será responsável por executar as penas.

Quando os condenados forem entregues, o juiz deverá enviar ao presídio da Papuda os presos que ficarão em regime inicialmente fechado, como Marcos Valério e seus ex-sócios Paz e Hollerbach.

Aqueles que forem enviados para o regime semiaberto, como Dirceu, Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, ficarão no CPP (Centro de Progressão Penitenciária), situado a cerca de 15 minutos do centro de Brasília.

Os presos enviados ao CPP, entretanto, terão de receber uma autorização da Justiça antes de poderem sair do estabelecimento prisional durante o dia para trabalhar.

Todos deverão pedir à Justiça para serem transferidos para seus Estados de origem, o que sugere um trâmite algo demorado até eles de fato desfrutarem da possibilidade de só dormir na cadeia.

Em relação aos demais condenados que não tiveram seus mandados expedidos, o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, está analisando seus recursos para poder fixar o regime inicial para expedir os mandados de prisão.

Por isso há possibilidade de novos mandados serem expedidos neste fim de semana contra os deputados federais Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT).

Na quarta-feira, após a decisão que permitiu prender os condenados pelos crimes nos quais não havia mais a possibilidade de recursos, Barbosa chegou a dizer que levaria o caso de novo ao plenário na quinta-feira, mas desistiu e publicou a ata formalizando a decisão.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página