Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Entidades cobrarão de candidatos metas de sustentabilidade

Iniciativa tem apoio de mais de mil organizações e ocorrerá nos principais municípios do Brasil

UIRÁ MACHADO
DE SÃO PAULO

Os organizadores do programa Cidades Sustentáveis vão propor aos pré-candidatos a prefeito de São Paulo a assinatura de um compromisso com uma plataforma em prol do desenvolvimento sustentável da capital.

A iniciativa, apoiada por mais de mil organizações da sociedade civil, será reproduzida em todas as capitais e nas maiores cidades do país.

A princípio, o programa seria apresentado apenas quando as candidaturas a prefeito já estivessem oficializadas, em meados de 2012.

Mas, segundo Oded Grajew, um dos idealizadores do Cidades Sustentáveis, o programa cresceu mais do que esperado. "Então resolvemos antecipar uma etapa nas discussões e colocar os pré-candidatos no debate", diz.

Em São Paulo, o evento para assinatura do compromisso deve ocorrer em janeiro.

O custo por eventual não cumprimento do acordo é apenas político, já que não há penalidades previstas.

"Queremos que as eleições estejam num degrau mais elevado de qualidade. É como se fosse uma campanha política por uma causa, e não por um partido ou um político."

Capitaneada pela Rede Nossa São Paulo, pela Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e pelo Instituto Ethos, o programa oferece ferramentas para que as cidades incorporem a sustentabilidade em todas as áreas da gestão pública.

A assinatura da plataforma Cidades Sustentáveis traz o compromisso com uma agenda de 12 eixos temáticos.

Para sua implementação, o programa estabelece que o prefeito eleito deve buscar melhorias em cerca de 300 indicadores -por exemplo, a diminuição da porcentagem de domicílios urbanos sem ligação com a rede de esgoto.

Ele teria 90 dias para apresentar um diagnóstico com um mínimo de cem indicadores básicos. A partir daí, o prefeito deve estabelecer metas para cada indicador e prestar contas à população ao final de cada ano.

Em contrapartida, prefeituras que participem do programa -ou pré-candidatos que o façam- ganharão visibilidade no programa Cidades Sustentáveis e poderão trocar experiências.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.