Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mensalão as prisões

Médicos dizem que Genoino não precisa se tratar em casa

Laudo pedido pelo STF afirma que problema cardíaco de deputado não é 'grave'

Condenado, que passou mal na cadeia e cumpre pena na casa da filha, pode ser mandado de volta para penitenciária

DE BRASÍLIA

Laudo médico de nove páginas produzido por cinco cardiologistas afirma que o problema cardíaco do ex-presidente do PT José Genoino "não se caracteriza como grave" e que não é "imprescindível" que ele fique em casa para realizar seu tratamento.

"O paciente é portador de hipertensão arterial sistêmica (...), o tratamento anti-hipertensivo de longo prazo deve incluir adequado emprego continuado de medicamentos (...), não sendo imprescindível, para tanto, a permanência domiciliar fixa do indivíduo", diz o laudo.

O parecer da junta médica foi enviado ontem ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, que encaminhou cópias para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e para a defesa de Genoino.

Barbosa irá avaliar se atende a um pedido de Genoino que, devido ao seu estado de saúde, quer cumprir em prisão domiciliar sua condenação pelo crime de corrupção ativa no processo do mensalão. Ele deu um prazo de cinco dias para eventuais manifestações das partes.

Genoino já havia se submetido anteriormente a um exame no IML (Instituto Médico Legal), quatro dias depois de ser preso, que atestou que ele é paciente portador de "doença grave, crônica e agudizada, que necessita de cuidados específicos medicamentosos e gerais".

Genoino, que fez uma cirurgia cardíaca em julho, passou mal no dia 21, quando deixou o complexo penitenciário da Papuda e foi encaminhado ao Instituto de Cardiologia do Distrito Federal.

Depois de analisar o histórico do paciente, os médicos indicados pelo hospital universitário da UnB (Universidade de Brasília) fizeram vários exames, incluindo eletrocardiogramas e uma tomografia das artérias coronárias.

Apesar de não caracterizar a cardiopatia de Genoino como grave, os médicos ressaltaram que ele precisa seguir tomando remédios para o controle da pressão e, tanto quanto possível, manter uma dieta com pouco sal, praticar exercícios físicos regularmente e evitar "fatores psicológicos estressantes".

No laudo, a equipe diz que recentemente Genoino passou a "vivenciar circunstância de intenso estresse emocional" e, desde então, "vem apresentando um conjunto de manifestações clínicas sintomáticas, de forte componente psicossomático".

Entre as manifestações causadas pelo estresse e ansiedade são citadas palpitações, dores de cabeça, rouquidão, anorexia e cansaço.

Os médicos ainda destacaram que os episódios de "sangramento nasal" que foram relatados por Genoino a amigos que o visitaram no presídio devem ter sido causados por descontrole na dose de um medicamento anticoagulante que ele precisava tomar devido à sua cirurgia de julho.

Depois que Genoino recebeu alta, no domingo, ele foi para a casa de uma filha que mora em Brasília, onde aguarda a decisão de Barbosa sobre o local em que continuará cumprindo sua pena.

Após a divulgação do parecer, o advogado de Genoino, Luiz Fernando Pacheco, divulgou uma nota dizendo que renovou suas esperanças na "recuperação" de seu cliente.

Segundo ele, os resultados dos foram produzidos após Genoino ter ficado três dias num hospital recebendo o tratamento de que necessita. "Por óbvio, a cadeia, mesmo em regime semiaberto, não apresenta condições mínimas para seu completo tratamento e recuperação", disse.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página