Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mensalão as prisões

Dono de hotel possui grupo de rádios e seu partido apoia Dilma

Paulo Abreu é filiado ao nanico PTN, comandado por seu irmão; legenda apoiou a eleição da petista em 2010

Amigos de Dirceu dizem que não havia relação do empresário com o petista e que advogado arranjou o emprego

DE SÃO PAULO DE BRASÍLIA

Filiado ao nanico PTN (Partido Trabalhista Nacional), o empresário Paulo Masci de Abreu, dono do hotel que contratou o ex-ministro José Dirceu como gerente, também é proprietário de uma empresa de comunicação que possui ao menos oito rádios no Estado de São Paulo.

São dele, por exemplo, a Tupi FM, uma das emissoras de maior audiência na capital paulista, de música sertaneja, e a Kiss FM, que toca rock clássico. A rede CBS (Comunicações Brasil Sat), de sua propriedade, possui ainda as rádios Mundial, Terra FM, Melodia e Scalla FM.

O empresário é irmão de José Masci de Abreu, ex-deputado e presidente nacional do PTN, que integrou a coligação da presidente Dilma Rousseff nas eleições de 2010. O futuro patrão de Dirceu filiou-se à legenda em 2011.

A Folha procurou Paulo Abreu na sede da CBS, localizada na avenida Paulista, e em sua casa, no Morumbi (zona oeste). Ele não foi encontrado em nenhum dos locais.

Na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), ele e seus irmãos são conhecidos pelos seguidos casos em que conseguiram outorgas para concessão de TV e rádio após determinação da Justiça, e não por meio de autorização da agência.

Duas das principais emissoras que Abreu mantém na capital paulista --Rádio Sociedade Marconi e Radiodifusora Atual Limitada-- são outorgas que eram de terceiros e foram cassadas durante o regime militar (1964-85), mas que ele conseguiu recuperar após processo judicial.

Outra prática de Abreu conhecida pela agência reguladora é conseguir autorização para operar uma rádio em uma cidade pequena, mas vizinha a uma capital.

Sem permissão, ele leva antenas e transmissor para a cidade maior e começa a transmitir, até que seja descoberto pela fiscalização.

SEM ENTREVISTA

Identificada apenas como Rosane, a representante do hotel que contratou Dirceu, disse que Paulo Abreu não daria entrevistas e que ela responderia por escrito aos questionamentos da reportagem sobre o vínculo dele com Dirceu. Não houve resposta até a conclusão desta edição.

Amigos próximos a Dirceu negam que houvesse qualquer relação prévia entre o petista e Abreu e afirmam que a intermediação para o emprego foi feita pelo advogado José Luis de Oliveira Lima.

Procurado, o responsável pela defesa do ex-ministro disse que "a relação entre Dirceu e Paulo é profissional, entre empregado e empregador, e toda a documentação legal foi apresentada".

Sobre possíveis ligações anteriores entre o ex-ministro e o novo patrão, Oliveira Lima limitou-se a dizer que não iria "tecer comentários sobre esse tipo de colocação". (DIÓGENES CAMPANHA, MARINA DIAS, JULIA BORBA E MATHEUS LEITÃO)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página