Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel

VERA MAGALHÃES painel@uol.com.br

Autossuficiência

A pesquisa Datafolha que mostra chance de Dilma Rousseff ser reeleita no primeiro turno foi recebida com diferente grau de entusiasmo no PT e no PMDB, que se reuniram sábado para tratar de alianças. Os caciques peemedebistas avaliaram que a conversa com Dilma e Lula foi boa, mas não conclusiva. E que a recuperação da presidente reduz sua dependência do partido e a margem de manobra para forçar o PT a apoiar candidatos do PMDB nos Estados prioritários.

Black Friday O vice-presidente Michel Temer e a cúpula do PMDB insistiram em pleitear o apoio do PT a Luiz Pezão no Rio, mesmo sabendo que a chance de êxito é praticamente nula. "Agora é período de Natal. Não é hora de liquidação", explica um observador das negociações.

Corrosão... O PSDB centrou a análise da pesquisa na comparação da aprovação de Dilma agora (41% de ótimo e bom) com a que tinha em dezembro de 2012 (62%).

... lenta Para o QG de Aécio Neves, a avaliação da presidente é apenas "razoável" depois do tombo de junho. "Dilma ainda é favorita, mas a população quer alternativa a ela, quer mudança. Isso é claríssimo. Ela terá que provar que pode mudar", afirma um estrategista do tucano.

Famosos quem? Lula tem dito a interlocutores que o principal obstáculo que Aécio e Eduardo Campos (PSB) vão enfrentar será o pouco tempo que terão para se tornar conhecidos nacionalmente, apenas nove meses.

Porteira fechada Por isso, avalia Lula, a ênfase do PT deve ser estreitar ao máximo a fatia de tempo de TV dos dois oposicionistas. Daí a rodada de conversas com os partidos aliados no sábado.

Apreensão Dilma e Lula demonstraram aos aliados preocupação com a gravidade do estado de saúde do governador Marcelo Déda (PT-SE).

Piscinão Em baixa na zona sul do Rio, o governador Sérgio Cabral (PMDB) disse ontem, em evento popular na Baixada Fluminense, que moradores de Ipanema resistiram à ampliação do metrô para impedir a população do subúrbio de ir à praia.

Calçadão A pesquisa Datafolha mostra que 43% dos eleitores com renda superior a dez salários mínimos, que se concentra na zona sul, acha o governo de Cabral ruim ou péssimo.

Invadir a praia O ex-governador Anthony Garotinho (PR), também muito rejeitado pela elite carioca, tenta capitalizar a má fase de Cabral. Na sexta-feira, pediu a um morador de Ipanema que organizasse jantar para ele com mais 15 eleitores do bairro.

Boa vizinhança Geraldo Alckmin tem desempenho melhor entre os eleitores que aprovam o governo Dilma do que entre os que o rejeitam: o tucano registra 48% das intenções de votos no primeiro grupo e 37% no segundo.

Efeito IPTU A maior queda da avaliação do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), se deu entre eleitores de alta renda. O percentual dos que o avaliam como ruim ou péssimo saltou para 47%, alta de quatro pontos. O índice de ótimo e bom caiu cinco pontos, a 13%.

Via rápida 1 O Ministério do Desenvolvimento vai lançar ainda neste ano o "guichê único" para importações, que deve agilizar a entrada de produtos que atualmente precisam de licenças de diferentes órgãos de controle, como a Anvisa e a Receita.

Via rápida 2 O projeto deve beneficiar cerca de 10% das importações brasileiras, incluindo alimentos, medicamentos e material radioativo.

Tiroteio

Eduardo achou que faria vários gols com banqueiros e empresários. Marina deve estar tensa no banco, querendo entrar em campo.

DO MINISTRO PAULO BERNARDO (COMUNICAÇÕES), sobre a ex-senadora ter desempenho superior ao do governador de Pernambuco na pesquisa Datafolha.

Contraponto

Longa jornada noite adentro

A Câmara avançava pela segunda madrugada na votação da medida provisória dos portos, em maio, com o plenário dividido. O presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), começou uma sessão extraordinária para votar os destaques à proposta às 22h30.

-Solicito a leitura da ata, sr. presidente -pediu Alexandre Leite (DEM-SP), para tentar atrasar a votação.

-Tem certeza? Com convicção? -apelou Alves.

-E, se possível, bote um deputado gago para ler! -apoiou Silvio Costa (PTB-PE), também contrário à MP.

A sessão acabou às 3h36 do dia seguinte.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página