Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Partido de Maluf troca Alckmin por Padilha

Aliados do governador tucano interpretam saída do PP do comando da CDHU como aceno a ministro petista em 2014

Titular da Saúde, provável candidato do PT em SP, se encontrou com presidente do PP para fechar acordo

MARINA DIAS DE SÃO PAULO

O PP do deputado federal Paulo Maluf (SP) deixou o cargo que ocupava no governo de São Paulo em um movimento de aceno ao PT no Estado, que no ano que vem irá lançar a candidatura do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes.

No último dia 19, Antônio Carlos do Amaral Filho, presidente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), anunciou seu desligamento da companhia após um embate interno com o secretário-geral do PP, Jesse Ribeiro.

A ação foi interpretada por aliados do governador Geraldo Alckmin (PSDB) como um sinal do desembarque dos pepistas da gestão tucana e do alinhamento da sigla ao PT.

A pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Padilha tem se empenhado pessoalmente nas negociações com os partidos que podem integrar sua chapa. O ministro já se reuniu em Brasília com o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, para acertar os detalhes do apoio.

No último sábado, durante reunião na Granja do Torto entre Dilma, Lula e a cúpula do PP, Nogueira relatou as conversas com Padilha.

A aliança, que renderia ao PT cerca de um minuto e 18 segundos de tempo de televisão na propaganda eleitoral, teve aval do ex-presidente e de sua sucessora.

DISPUTA

O presidente eleito do PT-SP, Emidio de Souza, diz que seu partido "tem todo o interesse em fechar aliança com o PP no Estado" e lembra que a legenda está na base do governo Dilma e do prefeito da capital, Fernando Haddad.

Já o secretário da Casa Civil de São Paulo, Edson Aparecido, afirma que a substituição do presidente da CDHU foi um pedido de Jesse Ribeiro e que o partido "ainda conversa com o PSDB sobre 2014". Segundo o tucano, o PP vai apresentar outros nomes para o cargo.

A presidência da companhia foi assumida por José Milton Dallari, que ocupava a diretoria financeira da CDHU e é ligado ao PSDB.

Braço direito de Maluf, Ribeiro diz que não pediu "a substituição de ninguém". "Eu nunca seria atendido dessa forma pelo governo, minha posição não é tão importante assim", afirmou.

O pepista negou ainda que tenha tido qualquer desentendimento com o agora ex-presidente da CDHU e que seu partido não indicará outro nome para o posto.

Procurado pela Folha, Maluf disse que não iria comentar a saída do PP do comando da companhia e que as negociações com Padilha estão sendo feitas por Nogueira.

Em setembro, a direção nacional do PP decidiu anular a última convenção do diretório paulista e instalar uma comissão provisória em São Paulo. Na prática, a medida enfraquece o poder de Maluf dentro do partido.

Em 2012, a foto de Maluf ao lado de Haddad e Lula no jardim da casa do pepista provocou críticas da base petista. O tempo de TV para um candidato desconhecido, como era o caso de Haddad, foi levado em conta para a aliança com o PP. Lula tem dito que o mesmo raciocínio vale agora para Padilha.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página