Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Antes de viajar com antecessores, Dilma faz críticas a ex-presidentes

DO RIO

Em discurso lido diante do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a presidente Dilma Rousseff, que disputará a reeleição no ano que vem, fez ontem duras críticas ao governo do tucano.

Ela exaltou as gestões petistas a partir da primeira eleição de Lula, em 2002, e comparou indicadores econômicos atuais com os de "uma década atrás", referindo-se ao fim do mandato de FHC.

Dilma fez as críticas em seminário promovido pela fundação do ex-presidente americano Bill Clinton, em um hotel da zona sul do Rio. FHC estava sentado na primeira fila da plateia, a menos de três metros do púlpito.

"Por muitos e muitos anos, o Brasil foi pensado como um país pequeno, voltado apenas para os países desenvolvidos e dedicado apenas a uma parcela privilegiada de sua população", disse Dilma.

Sem nominar o ex-presidente, ela comparou números de hoje com os de 2002, último ano do tucano no poder. Afirmou que a inflação caiu de 12,5% para 5,8% e que a dívida líquida recuou de 60,4% para 35% do PIB.

"De país devedor, nós passamos à condição de país credor", disse a presidente, repetindo uma expressão muito usada por Lula na campanha de 2010.

FHC, convidado por Clinton, deixou o evento sem dar entrevistas. Ele já declarou preferência pelo tucano Aécio Neves para a eleição presidencial de 2014.

Em outro trecho do discurso, a presidente Dilma disse recusar a ideia de que o Brasil exerce papel de liderança na América do Sul.

"A razão é muito simples: no projeto de integração que desenvolvemos não há espaço para relações hegemônicas. A verdadeira integração dispensa liderança, pois exige solidariedade."

Ela afirmou que os países do continente foram vítimas de ditaduras e, em seguida, de governos "conservadores" que os "infelicitaram".

"Frearam nosso crescimento, aumentaram a desigualdade social e provocaram desequilíbrios macroeconômicos", afirmou.

COMITIVA

Depois do discurso, a presidente Dilma viajou para os funerais de Nelson Mandela, na África do Sul, em comitiva com quatro ex-presidentes brasileiros: Lula, Fernando Henrique, Fernando Collor e José Sarney.

"É uma demonstração de que as eventuais divergências no dia a dia não contaminam as posições do Estado Brasileiro", afirmou a presidente.

Em tom ecumênico, Clinton procurou fazer elogios a programas sociais dos governos Lula e FHC em seu discurso aos brasileiros.

"O México e o Brasil tiveram um significativo sucesso no combate à desigualdade. No Brasil, o Bolsa Família, fundamentado no Bolsa Escola, foi muito importante", afirmou o ex-presidente americano.

Ele também elogiou a resposta do governo Dilma às manifestações de junho. Disse que o Planalto optou pelo diálogo, enquanto na Síria o governo reagiu aos protestos "atirando nas pessoas".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página