Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel

VERA MAGALHÃES painel@uol.com.br

Show da poderosa

Dilma Rousseff vai ao porto de Suape na terça-feira para lançamento de uma plataforma da Petrobras e aproveitará a viagem para alfinetar o ex-aliado e provável adversário Eduardo Campos (PSB): participará do lançamento do Arco Metropolitano do Recife. A obra viária, estimada em R$ 1 bilhão, foi promessa de campanha do governador em 2010, mas Pernambuco ficou fora do projeto, incluído no PAC Mobilidade, por falta de recursos. Campos estará presente nos dois eventos.

Pegadinha Assessores presidenciais haviam negociado com a cúpula do PT que não haveria desagravo aos presos do mensalão na presença de Dilma e Lula. O coro uníssono em prol de José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares foi considerado quebra de acordo pelo Planalto.

Use com... A direção do PT também está inquieta com a movimentação de aliados de Dirceu para organizar outros atos de apoio ao ex-ministro por todo o Brasil.

... moderação Em uma tentativa de afastar a prisão dos petistas do debate eleitoral de 2014, os chefes do partido pediram sobretudo que militantes da sigla evitem críticas pesadas ao STF, que deve definir questões importantes sobre as regras eleitorais.

Boca do sapo A orelha de Guido Mantega, ausente no almoço de Dilma com o presidente francês François Hollande, deve ter queimado. Foi mal recebida a frase do titular da Fazenda sobre a "economia de pernas mancas" na véspera do encontro, que reuniu quase 50 pesos-pesados do PIB da França.

Lupa 1 O Palácio do Planalto vai investir na divulgação do programa Crack, É Possível Vencer em 2014.

Lupa 2 Pesquisa encomendada pelo governo aponta que o projeto, carro-chefe da estratégia nacional de combate ao consumo de drogas, só é conhecido por cerca de 50% da população.

Cozinha Prestes a embarcar na campanha de Geraldo Alckmin, o publicitário Nelson Biondi participou de reuniões que definiram o tom da resposta dada pelo governador e pelo PSDB às denúncias de envolvimento de tucanos no cartel do metrô de São Paulo. O marqueteiro passou até pela ala residencial do Palácio dos Bandeirantes.

Plano C Dirigentes do PT passaram a trabalhar com a hipótese de lançar candidato próprio ao governo do Maranhão para escapar da disputa entre o PMDB da família Sarney e o PC do B de Flávio Dino. Nesse cenário, a legenda deixaria para o 2º turno a definição de seu apoio.

Esquiva Os petistas querem evitar pressões que vêm sofrendo dos dois grupos. Parte da sigla foge do PMDB porque julga que já "pagou a fatura" com os Sarney. Esse time também quer distância de Dino, que negocia alianças com Eduardo Campos e com o PSDB, rivais de Dilma na eleição presidencial.

Ah, é? Crítico ao julgamento do STF que proíbe doações de empresas a candidatos, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) promete dar o troco na OAB, que propôs a ação. Ele articula para que seja aprovado no Congresso o fim do exame da ordem.

Revide O peemedebista diz que já tem apoio de outras lideranças da Casa para aprovar a matéria, apresentada por ele como emenda a diversas medidas provisórias.

Secessão A entrada do paulista Vanderlei Macris na disputa pela liderança do PSDB na Câmara criou um mal-estar na cúpula do partido. O movimento pegou de surpresa os apoiadores de Domingos Sávio (MG), que consideravam haver consenso para a sua escolha.

tiroteio

"Alexandre Padilha deve estar querendo governar Cuba. Afaga os cubanos enquanto trai os brasileiros, vetando a carreira médica."
DO DEPUTADO MARCUS PESTANA (PSDB-MG), sobre a manutenção do veto presidencial à criação de uma carreira para os profissionais do Mais Médicos.

contraponto

Quem cedo madruga

Ao fim de uma sessão em novembro, o presidente da da Comissão de Agricultura do Senado, Benedito de Lira (PP-AL) convocou seus colegas para uma audiência pública com o ministro da Justiça na semana seguinte, no "horário regimental", às 7h45 da manhã.

--Um horário para agricultores --brincou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

--Para quem pratica atividade agrícola já é tarde. O homem que vive da terra acorda cedo --respondeu Lira.

--Sr. presidente, então é possível antecipar para 6h45? --emendou Ruben Figueiró (PSDB-MS), rindo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página